Cotidiano

Mãe conhece a filha após acordar de coma que durou 7 anos e emociona

mulher acorda do coma após 7 anos.jpg

RIO ? Após ficar em coma por 7 anos, uma jovem mãe sérvia acordou, surpreendendo médicos e familiares na clínica onde está internada em uma cidade no sul da Alemanha. Em 2009, Danijela Kovacevic, de 25 anos, enfrentou complicações no trabalho de parto e adquiriu um envenenamento no sangue que a deixou em estado vegetativo.

A mãe da pequena Marija saiu do coma no ano passado e tem respondido bem ao tratamento no centro de reabilitação, segundo afirmou o pai da jovem ao “Daily Mail”.

De acordo com Djordje Kovacevic, ela ganhou peso, está mais consciente e mais viva. “Ela reage, sorri e fica zangada”, completou o pai de Danijela.

O progresso da jovem é resultado de extensa terapia física e fonoaudiológica que estimula a função das células cerebrais. Com isso, ela já pode segurar comprimidos e canetas, assim como menter-se sentada e entender o que lhe dizem.

O reencontro com a filha Marija no fim do ano passado emocionou internautas que curtem a página de suporte para a jovem nas redes sociais. Apesar de ter saído do coma, Danijela continua precisando de doações para arcar com a manutenção do tratamento, resultando em um valor que gira em torno de 50 mil euros. O pai contou ao jornal britânico que já conseguiu arrecadar 10 mil oriundos de uma competição de taekwondo beneficente.

Conforme a avó paterna de Danijela, Mary Vesna, disse à revista sérvia Blic, um dos maiores custos financeiros é com fraldas. “Nós administramos o melhor que podemos. Ela precisa de sua fralda trocada a cada três horas. O dinheiro que as pessoas doam pode nos ajudar a nos reunir e nos concentrar em seus cuidados”, afirmou Vesna.