Cotidiano

Le Pen é o principal alvo no debate entre candidatos à Presidência da França

PARIS ? Os cinco principais candidatos à Presidência da França se enfrentaram nesta segunda-feira pela primeira vez num debate em que a líder da extrema-direita Marine Le Pen foi o principal alvo das críticas lançadas por seus adversários. Le Pen lidera as pesquisas para a eleição do dia 23 de abril, seguida pelo centrista Emmanuel Macron.

O ex-ministro, que disputa pelo novo partido Em Marcha!, acusou a rival de dividir os franceses durante um dos momentos mais acalorados do debate. A candidata da Frente Nacional exigiu ?fonteiras nacionais?, afirmando que os franceses não poderiam confiar ?em uma Grécia arruinada? ou uma Itália com dificuldades para controlar o fluxo imigratório. O confronto veio na discussão sobre o burkini, o traje de banho islâmico.

? Você não quer ver a gravidade real do que ocorre em nosso país. Há alguns anos, não havia burkinis nas praias ? disse Le Pen, dizendo que Macron apoiava a vestimenta.

Mais moderado, Macron respondeu, deixando a questão com os prefeitos:

? Madame Le Pen, a senhora será gentil, não lhe farei falar (por mim), não preciso de um ventríloco. Não tem a ver com laicidade, é um problema de ordem pública. Há alguns prefeitos que proibiram e que algumas vezes era justificado, é um problema de ordem pública. Quando há um problema de ordem pública, o prefeito é responsável. Não divida a França.

Investigado por desvio de fundos públicos, o candidato dos Republicanos, François Fillon, tentou impulsionar sua campanha apresentando um programa prevendo cortes nos gastos.

? Quero ser o presidente que vai libertar os franceses do excesso de burocracia ? disse o conservador.

Nesse debate, os candidatos tentam conquistar os aproximadamente 40% de indecisos. Se as pesquisas se confirmarem, os franceses deverão ter um segundo turno em 7 de maio entre Le Pen e Macron.