“Um dia muito especial. Nós sonhamos desde 2017, quando iniciamos as tratativas com a Polícia Federal para termos aqui a nova sede da PF. Vencemos os obstáculos, a Prefeitura faz a doação do terreno através da Câmara, que autorizou, e a Polícia Federal consolida com o projeto, com o recurso para construir. Dentro de dois anos estaremos aqui”, disse o prefeito Leonaldo Paranhos durante solenidade de lançamento da pedra fundamental para a construção da nova sede da Polícia Federal em Cascavel.
“É muito importante, a gente tomar decisões. Quem está administrando uma cidade como Cascavel, tem que tomar decisões. Nós tomamos uma decisão em 2017 que nós precisaríamos consolidar estruturalmente, fisicamente a Polícia Federal, e que precisava de uma sede à altura da nossa cidade, da nossa região. Tomamos a decisão, encaminhamos a Câmara, consolidamos o terreno, a Polícia Federal buscou o projeto, o recurso, e hoje estamos aqui dando a ordem de serviço para o início de uma obra extraordinária para a Polícia Federal, mas, principalmente para a população de Cascavel e de toda a nossa região”, completou Paranhos.
A nova sede da Polícia Federal será construída em uma área de 10 mil metros quadrados, localizada na Avenida Assunção, bem próximo à Rodoviária. O prédio estará contemplado dentro do Centro Cívico do Município, onde já funcionam a Prefeitura, a Câmara de Vereadores, a sede do Ministério Público que está em Construção, a Estação de Inovação, o Terminal de Transbordo Oeste e o eletro-terminal, cujas obras estão em andamento.
“É uma nova casa muito almejada pela Polícia Federal. E com a contribuição muito honrosa da Prefeitura de Cascavel, está sendo possível a gente concretizar esse verdadeiro sonho para a Polícia Federal”, disse o superintendente da Polícia Federal no Paraná, Rivaldo Venâncio.
O delegado da Polícia Federal em Cascavel, Jackson Cerqueira, destacou que as ações que serão realizadas de forma mais abrangente, célere e confortável à população, além das atividades rotineiras realizadas pelos agentes da Polícia Federal.
“Toda a nossa atividade de polícia administrativa aí está abrangida, por exemplo, o passaporte, o registro de estrangeiro, registro de arma de fogo e também as atividades de polícia judiciária, que essa população já conhece, que são os trabalhos de investigação”.
A ideia é iniciar as obras ainda neste mês de abril e concluir em dois anos, uma vez que o projeto, a licitação e os recursos já estão garantidos .
O delegado Marcos Berzoini Smith destacou que a delegacia foi fundada em 2006, e desde então se encontra no prédio localizado na Rua Paraná, que não atende de forma alguma as necessidades tanto da Polícia Federal quanto dos cidadãos de Cascavel.
“Nós recebemos esse terreno em 2017 e estamos começando a construção em 2024. Então o poder público municipal, tanto o Executivo quanto o Legislativo, compreenderam a necessidade de tempo para a construção da delegacia. Isso significa o reconhecimento da importância de Cascavel e da região, significa o reconhecimento de que nós precisamos aumentar a nossa atuação nesse que é grande entroncamento da fronteira, que nós aqui estamos equidistantes de Guaíra e de Foz do Iguaçu e é um ponto fundamental quando se fala em proteção de fronteiras. E a Polícia Federal necessitava dessa sede mais ampla, mais moderna, mais bem estruturada e o município de Cascavel, por sua vez, também merece ter essa sede tão bonita, tão moderna nesse local que é o nosso Centro Cívico”, ressaltou.