Cascavel e Paraná - O vandalismo e o furto em espaços públicos, especialmente de fios de cobre, têm gerado crescentes transtornos em Cascavel, tornando-se uma preocupação para o Poder Público. Em busca de uma solução, o videomonitoramento tem sido a aposta principal para reduzir essas ocorrências. Desde ontem (15), o Lago Municipal de Cascavel passou a ser monitorado por câmeras instaladas em diversos pontos da pista de caminhada.
As câmeras, instaladas pela Sema (Secretaria Municipal do Meio Ambiente), estão interligadas à Central de Monitoramento da Guarda Municipal. Este monitoramento 24 horas por dia permite que, em caso de ocorrência, a equipe mais próxima seja acionada imediatamente. Além de coibir e flagrar atos de vandalismo, as câmeras também visam garantir a segurança dos cidadãos que utilizam o Parque Municipal Paulo Gorski para atividades recreativas e de lazer.
A Sema não informou o número e nem o local onde os equipamentos foram instalados para garantir maior efetividade na ação de vigilância. Além disso, vale destacar que o Lago conta com patrulhamento da Guarda Civil Patrimonial e que todo cidadão pode acionar as forças de segurança por meio do 153 da Guarda Municipal e do 190 da Polícia Militar em caso de movimentação ou atitudes suspeitas.
Novas Regras
Outra medida já em vigor é o fechamento dos portões de acesso à pista de caminhada do Lago Municipal no período noturno, das 22h às 6h, reforçando a vigilância do espaço. Mesmo com as câmeras, o patrulhamento da Guarda Civil Patrimonial continua sendo realizado normalmente. Moradores que precisarem acionar as forças de segurança podem ligar para o 153 da Guarda Municipal ou para o 190 da Polícia Militar.
A Sema também reforçou a importância de os cidadãos observarem as regras de uso do local. Passeios de bicicleta são permitidos de segunda a sexta-feira, das 6h às 17h, e aos sábados, das 6h às 15h. Aos domingos e feriados, o uso de bicicletas na pista é proibido. Animais de estimação são proibidos de circular na pista, por se tratar de uma Unidade de Conservação e pela presença de animais silvestres.
Resíduos de alimentação devem ser depositados corretamente, evitando deixá-los nas lixeiras ao redor da pista para não atrair animais silvestres.
Mais Câmeras
As câmeras do Lago Municipal se somam às outras 1,6 mil já espalhadas pela cidade, grande parte em escolas, Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil) e unidades de saúde. Além disso, 80 câmeras adicionais estão distribuídas em espaços públicos como terminais de transporte urbano e praças, incluindo a Wilson Joffre e a Praça da Bíblia. Em 2023, a Central de Monitoramento recebeu um reforço de servidores remanejados do Aeroporto e de oito novos computadores.
Nas instituições escolares, foi instalado o botão do pânico, que em caso de emergência, aciona um sinal de alerta diferenciado na tela da Central, permitindo que o agente responsável acione uma viatura imediatamente para atendimento.