RIO ? A Justiça determinou que fossem recolhidas nesta quinta-feira as imagens do sistema de segurança de Bangu 8, presídio onde está o ex-governador Sérgio Cabral. Algumas câmeras não estariam funcionando, como mostrou reportagem do RJTV, da TV Globo.
A Vara de Execuções Penais constatou, depois de várias visitas regulares aos presídios, um sistema de vigilância eletrônica deficiente em todo o complexo de Bangu.
Fotos exibidas pela reportagem mostram a unidade de Bangu 8, onde também está a maioria dos presos da operação Lava-Jato do Rio. Nas áreas de lazer, a quadra é monitorada, mas a biblioteca nunca teve câmera. É a única sala comum aos presos, que tem ar-condicionado e onde Cabral passa a maior parte do dia. Outra imagem, da entrada de Bangu 8, mostra um equipamento de vigilância destruído. Muitas das 16 câmeras instaladas na unidade estão precisando de reparo.
O juiz da Vara de Execuções Penais (VEP), Guilherme Schilling Pollo Duarte, citou que, em uma inspeção no último dia 9 para apurar desentendimento entre dois presos, um agente penitenciário informou que uma das câmeras havia deixado de funcionar por um certo período de tempo. E que quatro das 16 câmeras de Bangu 8 estavam inoperantes. Uma delas é a que vigia a cela de Sérgio Cabral.
A Justiça determinou ontem a busca e apreensão de todos os dispositivos de armazenamento de imagens referentes ao sistema de monitoramento de vigilância por vídeo da unidade de Bangu 8. O juiz da VEP vai analisar o HD pra ver se há imagens que podem mostrar o comportamento dos presos e se há regalias.
A Secretaria de Administração Penitenciária declarou que vai aguardar o relatório da VEP pra se manifestar sobre Bangu 8. Com relação a Bangu 3, informou que as câmeras são reparadas quando ocorrem problemas técnicos.