Maripá – O juiz de Direito da Vara Criminal e Anexos da Comarca de Palotina, Sérgio Decker, instituiu em 17 de fevereiro o projeto Presença. O objetivo é combater as faltas recorrentes de alunos que, segundo ele, são um grave problema que assola as comunidades de Maripá e Palotina. A implantação do projeto ocorre de forma integrada com as secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde.
Nesta semana, equipe pedagógica da Secretaria de Educação, Cultura e Desportos de Maripá, diretoras das escolas municipais e dos colégios, representantes da Rede de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente, representantes do Centro de Referência de Assistência Social e do Conselho Tutelar para discutir e elaborar o fluxo de atendimento dentro do município.
A secretária de Educação, Cultura e Desportos, Janaína Müller Geraldi, afirma que o projeto vem para apoiar as escolas contra o elevado número de faltas e a evasão escolar. Esperamos que o projeto possa estimular também o maior envolvimento das famílias com a vida escolar de seus filhos. Esse é um período muito importante na vida deles e precisa de um acompanhamento especial, ressalta.
O projeto prevê a conscientização dos pais ou responsáveis de alunos que faltarem mais de dois dias sem justificativa, para identificar eventual vulnerabilidade social, buscando resolver a situação. Caso volte a ocorrer, pais e filhos estarão sujeitos às sanções impostas pelo Poder Judiciário.