Cotidiano

Ivanka Trump trabalhará dentro da 'ala do poder' da Casa Branca

WASHINGTON ? Ivanka Trump é tida como a primeira-dama do governo de Donald Trump, já que a madrasta, Melania, mantém presença discreta e passa a semana em Nova York. Mas agora seu poder político fica ainda mais evidente. A filha do presidente agora tem um escritório e status especial em plena Ala Oeste da Casa Branca, a “sede do poder” onde fica também o Salão Oval ? mas sem assumir um cargo oficial, disseram assessores.

Segundo Jamie Gorelick, advogado e conselheiro de ética de Ivanka, a primeira-filha não terá um cargo ou um título oficial no governo, mas terá acesso a dispositivos de comunicação do governo e liberação de segurança a informações confidenciais. Ela seguirá códigos de ética aplicados a todos os funcionários do governo, disse Gorelick.

Se Ivanka tem posição cada vez mais evidente dentro da Casa Branca ? aconselhando o pai em vários assuntos delicados e participando de encontros com líderes internacionais ?, seu marido, Jared Kushner, tem uma função oficial. O assessor especial do governo é constantemente visto ao lado do presidente e é apontado por ele como um eventual facilitador de um acordo de paz entre israelenses e palestinos.