SUPERINTENDÊNCIA DE MANUTENÇÃO

Itaipu troca equipamentos buscando mais segurança e eficiência

Saiba como a substituição de equipamentos na Usina Itaipu está aumentando a confiabilidade, segurança e disponibilidade - Foto: Itaipu Binacional
Saiba como a substituição de equipamentos na Usina Itaipu está aumentando a confiabilidade, segurança e disponibilidade - Foto: Itaipu Binacional

A Superintendência de Manutenção da Itaipu Binacional concluiu, nesta sexta-feira (20), a substituição de três para-raios, três buchas e seis isoladores na cota 144 da Usina, por equipamentos mais seguros e eficientes.

Equipamentos

Portanto, os novos equipamentos de alta tensão possuem revestimento de material polimérico, substituindo a porcelana, o que aumenta a confiabilidade e a segurança na área. Esses equipamentos, junto com os transformadores, alimentam os escritórios da margem esquerda e os serviços auxiliares da usina na frequência de 60Hz. Em abril, foram trocados os componentes dos transformadores que alimentam os serviços auxiliares em 50Hz.

Ademais, essa atividade dá continuidade ao processo iniciado em 2022. “É uma manutenção preditiva que adota tecnologias já utilizadas por outras empresas do setor elétrico, garantindo mais segurança sem perder eficiência”, afirma Marcelo Domingos dos Reis, da Divisão de Manutenção de Equipamentos de Transmissão.

“Com a isolação polimérica, falhas internas não causam desprendimento de materiais que possam ferir pessoas ou danificar equipamentos, ao contrário dos sistemas com isolação em porcelana”, explica Carlos Eduardo Montini Nunes, da equipe responsável pela retirada dos barramentos.

Próximos passos

Por fim, em meados de 2025, começará a substituição dos equipamentos de alta tensão conectados às oito saídas de linhas de 500kV, totalizando 140 equipamentos a serem trocados.

Fonte: Itaipu Binacional