RIO ? O presidente dos EUA, Donald Trump, assina nesta terça-feira uma ordem executiva revogando medidas criadas por seu antecessor para o combate das mudanças climáticas. A crença da atual administração é que as alterações no clima são fenômenos naturais, não relacionadas com a ação humana. Abaixo estão algumas imagens que mostram como o planeta está sofrendo com o aquecimento.
Um manguezal que se estende por mil quilômetros ao longo da costa Norte da Austrália morreu de ?sede? por causa do aquecimento do planeta. De acordo com os pesquisadores, uma seca prolongada fez com que as árvores ficassem com as raízes fora da água.
Em estudo publicado na ?Nature? deste mês, pesquisadores alertaram que a única forma de salvar os recifes de corais no mundo é freando o aquecimento do planeta. A elevação das temperaturas, junto com a acidificação das águas, promove o branqueamento dos corais e, dependendo do tempo, a morte.
Um relatório divulgado pela Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês) no fim do ano passado revelou que um aquecimento ?sem precedentes? da temperatura atmosférica no Ártico contribuiu para o atraso recorde no congelamento do mar no outono, provocando perdas extensas na camada de gelo e na cobertura de neve da Groenlândia.
E as mudanças no clima ameaçam a vida selvagem. Um estudo da Universidade de Oxford mostrou que 80 mil renas morreram na Sibéria por causa das alterações no ciclo das chuvas.
De acordo com um estudo liderado pela Universidade de Roma, evidências apontam que 700 espécies de pássaros e mamíferos, incluindo o gorila, estão sendo afetadas pelas alterações no clima.
No Brasil, o atual período de estiagem no Nordeste, considerado o pior em um século, transformou a barragem mais antiga do país, construída ainda durante o Império, num cemitério de tartarugas que ali viviam.
Nos EUA, uma comunidade formada por cerca de 600 pessoas no estado do Alasca decidiu mudar de lugar por causa da elevação do nível do mar provocada pelo aquecimento global.
A elevação dos níveis dos mares também já provocou o desaparecimento de ao menos cinco ilhas nas Ilhas Salomão, país no Oceano Pacífico considerado um dos mais ameaçados pelas alterações climáticas no planeta.