No próximo dia 17, a Igreja celebra a VIII Jornada Mundial dos Pobres. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio de sua Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora, celebrará a data a partir deste domingo (10).
Anualmente, o evento é celebrado em torno de um tema e um lema, que este ano serão “Ouve o meu clamor” e “A oração do pobre eleva-se até Deus” (Eclo 21,5), respectivamente. “O Papa Francisco [ao instituir esta data] enxergou a oportunidade em construir processos de formação, reflexão e gestos concretos nas comunidades e com as pessoas em situação de vulnerabilidade ou extrema pobreza”, explica Alessandra Miranda, assessora da Comissão Sociotransformadora da CNBB.
A aplicação do tema e do lema da campanha serão refletidos em algumas ações propostas pela comissão da CNBB. “Na carta enviada pelo Papa Francisco, em decorrência do VIII Dia Mundial dos Pobres, ele diz: ‘A oração do pobre eleva-se até Deus’ (cf. Sir 21, 5). No ano dedicado à oração, em vista do Jubileu Ordinário de 2025, essa expressão da sabedoria bíblica é ainda mais oportuna a fim de nos preparar para o Dia Mundial dos Pobres”, detalha Alessandra.
A participação das autoridades
Dados do Governo Federal atestam que entre 2022 e 2023, 9,6 milhões de pessoas saíram da condição de extrema pobreza no País. Ainda assim, o Brasil segue sendo um dos países com maior desigualdade social no mundo — algo que dificulta sobremaneira a ascensão social dos mais pobres. “Os governantes têm um papel fundamental para a superação das misérias e violências geradas pelas desigualdades sociais”, afirma Alessandra. “É urgente que o poder público conheça e atue por meio das políticas públicas e outras ações sociais de forma que respondam as necessidades das pessoas”, diz.
Em Cascavel
Na próxima terça-feira (12), em frente à Catedral Nossa Senhora Aparecida, das 9h às 16h serão disponibilizados serviços para as pessoas em vulnerabilidade social. Várias instituições são parceiras para a realização de diversos serviços como assessoramento para regularização de documentação, serviços de assistência social e à saúde, orientações para o mercado de trabalho, além da acolhida dos movimentos e pastorais da arquidiocese de Cascavel.
O pároco da Catedral de Cascavel, Divo de Conto, convida a todos para fazerem parte desta grande organização da próxima terça-feira, que vai reunir todas as paróquias da cidade, instituições públicas e privadas.
“Os pobres são aqueles que sofrem. E dizia já o Papa Francisco que no coração de Deus eles ocupam um lugar privilegiado. E o mesmo deve acontecer no coração da igreja e também no nosso coração. Que os pobres, as pessoas que sofrem, ocupem de fato um lugar privilegiado também na nossa vida e na nossa igreja. Boa Jornada Mundial dos Pobres para todos”, enaltece o pároco.
Padre Divo aproveita para fazer o convite para todos aqueles que estão em situação de vulnerabilidade social participar de um grandioso almoço solidário no dia 17 de novembro, que será realizado no salão paroquial da Catedral. “Quem está em situação de vulnerabilidade social pode participar do almoço totalmente gratuito – é só entrar em contato com Pastoral Social da Catedral, que nós vamos colocar o seu nome na lista dos convidados”, finaliza.