Construída em 1977, a Escola Municipal Hermes Vezzaro, no bairro Santo Onofre, acabou se tornando parte da história de milhares de cascavelenses que começaram a vida escolar na instituição. Com quase 50 anos de atividade, além de um legado na educação, a unidade também começou a colecionar avarias. A estrutura comprometida, porém, ficou no passado. Na sexta-feira (30), um novo capítulo começa a ser escrito para a instituição. A Prefeitura de Cascavel, por meio da Secretaria de Educação, entregou oficialmente uma escola modernizada à comunidade escolar, totalmente reformada e ampliada. Essa é uma das mais de 70 unidades de ensino que foram revitalizadas durante a atual administração, dentro do projeto Escola Feliz, do governo municipal, implantado em 2017. Um marco na história de Cascavel.
O projeto conta com a revitalização de toda a estrutura da unidade e também a constrição de um novo prédio com mais de 548m², com refeitório com capacidade para 180 crianças. Há ainda laboratório de informática e um auditório com 110 lugares. O investimento é de mais de R$ 4,2 milhões. O prefeito Leonaldo Paranhos destaca que o projeto sempre foi o de tornar a escola uma espaço atrativo para os alunos da rede pública de ensino.
“A última reforma revitalização aqui nessa escola foi em 2000 há mais de 20 anos e a gente precisava fazer aqui esse grande investimento. Na verdade, nós precisaríamos quase que construir uma escola nova, diante daquilo que nós encontramos, até chovia dentro. Graças a Deus a gente conseguiu captar recursos e hoje entregar essa escola tão importante. Ela é colorida, toda pastilhada, com parquinhos, com laboratório, com a robótica, porque a gente entendeu que a criança precisa encontrar na escola motivos para querer ficar, que tenha prazer de ficar aqui”, detalha.
A obra atenderá integralmente a legislação vigente do Corpo de Bombeiros, da Vigilância Sanitária Estadual e todos os preceitos de acessibilidade universal. Além da acessibilidade total aos ambientes, foram feitas adequações das saídas de emergência e implementação das medidas de segurança contra incêndio necessárias. Também há um reservatório elevado de concreto para armazenamento de água potável e reserva de incêndio, dentre outras intervenções e uma sala de aula para pré-escola, no saguão coberto.
Tempo Integral
A secretária de Educação, Márcia Baldini, comemora mais uma instituição entregue à comunidade escolar. “É uma obra de reforma geral e ampliação. Tivemos vários aspectos da escola que foram praticamente todos remodelados. É uma obra importante em uma região que carecia de investimento. Já estamos inclusive trabalhando com possibilidade de atendermos algumas turmas também na modalidade tempo integral. É mais é uma obra de gestão Paranhos, um governo que se preocupa realmente com investimento em educação”, pontua.
Quem vai trabalhar diariamente na estrutura, aprova a reforma, garante a diretora Mariza Parlow. “Agora nós, professores, e nossos alunos, poderemos vir ao espaço para trabalhar e estudar com dignidade. Aguardávamos por 20 anos essa obra. Esse sonho agora é realidade. Ficou excelente. Vamos cuidar com muito amor. Temos um espaço adequado para as próximas gerações”, conclui.