Cotidiano

GeoMapa: Evento atrai profissionais de assistência técnica rural

O evento foi organizado pela Apepa, juntamente ao Banco do Brasil

Cascavel – Profissionais da área de assistência técnica rural e engenheiros agrônomos lotaram o auditório da Areac (Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel, na quarta-feira (24), para a apresentação do GeoMapa Rural, uma nova ferramenta do Banco do Brasil desenvolvida para facilitar o envio de informações das coordenadas geodésicas das áreas rurais (glebas) financiadas.

O evento foi organizado pela Apepa (Associação Paranaense de Planejamento Agropecuário), juntamente ao Banco do Brasil, com o apoio da Areac. As explanações foram feitas por Leandro Capuzzo, do Banco do Brasil.

O GeoMapa Rural é uma determinação do Banco Central do Brasil, tornando obrigatório o encaminhamento de informações das coordenadas geodésicas das áreas financiadas, na contratação de operações rurais de investimentos destinados a florestamento, reflorestamento, desmatamento e destoca; formação de lavouras permanentes e formação ou recuperação de pastagens, bem como em financiamentos de custeio agrícola.

Para auxiliar os produtores rurais e empresas de assistência técnica que utilizam aparelho de navegação GPS, o Banco do Brasil disponibilizou um aplicativo para Android e iOS, que permite enviar arquivos em formatos .kml, .gpx ou .zip das informações das coordenadas geodésicas (latitude, longitude e altitude dos vértices e/ou pontos de inflexão) e do perímetro da área a ser financiada diretamente aos nossos bancos de dados, trazendo comodidade aos clientes e segurança na coleta das informações.

Conforme o presidente da Apepa, Daniel Gafalassi, esse recurso, além de ser mais prático, evitará a duplicidade de financiamento de uma mesma área. A presidente da Areac, Andrea Mörschbächer, comenta que a inovação é sempre um aspecto relevante na vida profissional.