Cotidiano

Foz confirma morte por gripe H3N2

Um idoso de 93 anos é a primeira morte confirmada do ano de gripe H3N2 em Foz do Iguaçu. O anúncio foi feito ontem pela Secretaria Municipal de Saúde. O homem não recebeu a dose contra a influenza. No ano passado, Foz registrou 27 óbitos por H1N1.

Segundo a responsável pelo Programa de Imunização de Foz do Iguaçu, Adriana Izuka, esse é um tipo comum de gripe nesta época do ano, mas que pode se agravar dependendo das condições de saúde do paciente. “A H3N2 é um tipo de influenza A, às vezes circula mais H1N1 e às vezes mais H3N2, que é o vírus predominante este ano”, diz Adriana.

Os tipos de vírus que circulam no município são medidos pela unidade sentinela. “A unidade observa as coletas das pessoas com síndrome gripal. São coletadas amostras em cinco pessoas aleatórias por semana, para saber qual vírus em circulação no município e esse ano está mais o H3N2”, diz Adriana. A meta de vacinação contra a influenza no Paraná, cuja campanha está em curso, é de três milhões de pessoas.