Cotidiano

Fotógrafo da ?menina do napalm?, Nick Ut se aposenta após 51 anos

61435494_FILE - This is a June 8 1972 file photo of South Vietnamese forces.jpg

LOS ANGELES ? Seria impossível resumir em poucas palavras umas das mais distintas carreiras do fotojornalismo, mas é isso que o próprio Nick Ut, um fotógrafo vietnamita premiado faz, ao dizer que sua trajetória foi ?do inferno à Hollywood?. Com fotos de guerras e de celebridades em seu portfólio, o ganhador do prêmio Pultzier se aposenta este mês após 51 anos de trabalho.

Sua fotografia mais famosa é um dos retratos mais marcantes da violência durante a Guerra do Vietnam. A foto, em preto e branca, mostra uma menina aterrorizada correndo por uma rodovia enquanto seu corpo arde em chamas, após uma bomba de napalm ter sido jogada em seu vilarejo. A imagem, nomeada como ?Menina do napalm?, rodou o mundo e denunciou as brutalidades que aconteciam no país, na época.

O fotógrafo de guerra também conheceu o lado ?glamuroso? do mundo, em Hollywood, cobrindo de tapetes vermelhos de premiações até audiências de celebridades em tribunais. Até mesmo sendo um pouco irônico, no 35º aniversário de sua celébre foto vietnamita, Nick fotografou a socialite americana Paris Hilton aos prantos enquanto seguia para a cadeia, ao ser condenada por dirigir alcoolizadaa.

? Todas as estrelas com problemas vão me ver ? brinca o amigável fotógrafo de 65 anos, que, mesmo seu cabelo escuro ter se tornado grisalho, continua mantendo o mesmo charme juvenil e o entusiamos pelo trabalho.

34805106_Phan Thi Kim Phuc left and Associated Press staff photographer Nick.jpg

Mesmo com a aposentadoria, Nick não planeja, no entanto, parar de fotografar. Mas, vai aproveitar para passar mais tempo com os dois netos que teve junto com a esposa, Hong Huynh.

? Vou tirar fotos até eu morrer ? brinca o fotógrafo, reconhecido por seu sorriso de orelha a orelha ? Minha câmera é meu médico, meu remédio.