Cotidiano

Ex-premier português vence novamente votação para chefiar ONU

NOVA YORK – Favorito para ocupar a Secretaria-Geral da Organização das Nações Unidas a partir do próximo ano, o ex-primeiro-ministro de Portugal António Guterres parece estar mais próximo disso. Entre os doze postulantes, o português teria novamente saído na frente na segunda votação secreta do Conselho de Segurança da entidade nesta sexta-feira, segundo informações de agências internacionais.

guterres_0508

Os 15 membros do Conselho de Segurança têm uma cédula para cada candidato. Nela, cada país deve dizer se “encoraja”, “desencoraja” ou “não tem opinião” individualmente sobre os nomes dos postulantes.

De acordo com um placar divulgado pela Federação Mundial de Associações das Nacões Unidas, Guterres obteve 11 votos positivos, dois contra e duas abstenções.

TweetONU

Na primeira rodada, em 21 de julho, Guterres teve 12 encorajamentos e três votos sem opinião. Foi seguido de perto pelo ex-presidente esloveno, Danilo Turk, que conseguiu 11 encorajamentos ? mas teve dois “desencoraja”, além de um “não tem opinião”.