TRÂNSITO

Estudos do Anel Viário de Cascavel ainda sem previsão de serem concluídos

Cascavel avança em obras com foco no Anel Viário e no Contorno Norte, essenciais para melhorar o trânsito da cidade - Foto: Secom
Cascavel avança em obras com foco no Anel Viário e no Contorno Norte, essenciais para melhorar o trânsito da cidade - Foto: Secom

Cascavel - Com diversas obras em andamento em Cascavel, Sandro Rocha Rancy, secretário de serviços e obras públicas, recentemente voltou a reforçar a importância de tirar do papel o projeto do Anel Viário – sendo o ‘Contorno Norte’ o próximo passo para resolver os ‘gargalos’ do trânsito, principalmente no viaduto da Rua Jacarezinho, que é um dos acessos à região norte da cidade.

Em junho do ano passado, um ato na Câmara Municipal de Cascavel, anunciou que a Itaipu Binacional seria responsável por financiar os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental para construção do Anel Viário de Cascavel. O financiamento, à ocasião, estava estimado em R$ 3 milhões e a assinatura da carta de interesse, junto com o Parque Tecnológico Itaipu e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) aconteceu na presença de autoridades na Casa de leis local.

Mais de oito meses depois do anúncio, a assessoria de imprensa da Itaipu confirmou à reportagem do O Paraná que ainda não tem previsão para apresentação do projeto e sem informar outros detalhes, se limitou a dizer que a parceria ainda está em formatação.

Por ser o órgão responsável por planejamento de infraestruturas de rodovias federais, o DNIT teria a responsabilidade de apreciação do estudo desenvolvido pela Itaipu. A reportagem procurou o DNIT, mas não obteve retorno.

Bandeira

A Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic) tem, há décadas, o Anel Viário e seus contornos como uma de suas principais bandeiras. O presidente da entidade, Siro Canabarro, lembrou que a cidade cresceu e que os contornos se tornaram necessários porque os perímetros urbanos já ultrapassaram, e muito, as rodovias.

“Se a gente pegar a região norte, ela tá com 170 mil pessoas, a região sul chegando perto de 90 mil pessoas. E essas duas rodovias, tanto a 467 no norte quanto a 277 no sul, hoje elas são um grande problema para o desenvolvimento das regiões, dificultando o acesso, ocasionando muitos acidentes”, analisou.

O Contorno Norte tem um percurso de aproximadamente 23 quilômetros e tiraria da cidade um trânsito que não é benéfico, tendo muitos caminhões vindos do Mato Grosso e passam pela cidade em direção a Curitiba ou ao Norte do estado.

“O anel rodoviário de Cascavel é um projeto que a gente tem lutado há tempos, é uma bandeira da Acic. Nós estamos trabalhando para que ele aconteça. Já temos tratativas do Contorno Sul e agora iniciamos com o governo de estado uma tratativa do Contorno Norte”, afirmou Canabarro.

O líder empresarial ainda apontou que a obra proporcionará que a cidade cresça mais organizada sem essas duas rodovias com alto fluxo de veículos passando no perímetro urbano.

Grande projeto

A futura obra objetiva criar dois novos contornos na cidade: o Contorno Norte, que vai conectar a BR-277 à BR-369 e posteriormente à BR-467; e o Contorno Sul, que vai desviar a BR-277 do centro da cidade. Junto com o Contorno Oeste, já existente, as obras formarão uma Anel Viário, desviando o fluxo de veículos da cidade, reduzindo acidentes e melhorando a logística de transportes de toda a região.