O DER (Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná) está investindo R$ 7.845.922,91 para realizar melhorias em 25,41 quilômetros da PR-495, de Missal até Esquina Céu Azul, acesso para Santa Helena e Diamante D’Oeste, na região Oeste do Estado.
São serviços de remendos profundos e superficiais, reperfilagem, microrrevestimento, desconfinamento lateral de bordo, drenagem transversal e longitudinal, e sinalização horizontal, realizados pelo lote 15 do programa Conservação de Pavimentos (COP) do DER/PR.
“Com esse investimento deixamos a rodovia PR-495 em condições seguras para escoar a produção agropecuária local, além de atender o tráfego de longa distância que vem de Foz do Iguaçu ou de Guaíra”, afirma o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.
“E dessa maneira também apoiamos o desenvolvimento e retomada do turismo local. A Costa Oeste paranaense tem ótimas perspectivas para recuperar seus visitantes e ampliar o movimento, e encontrar uma estrada segura e confortável até o seu destino e melhorar a experiência do turista, que com certeza irá voltar em outros anos e recomendar a região para outras pessoas”, acrescenta.
O trecho atendido começa em Missal, no entroncamento com a PR-497, em frente ao Parque Municipal Frederico Buche, passa pelo distrito de Dom Armando, e pelas comunidades de Santa Terezinha e Moreninha, terminando no entroncamento com a PR-488 em Esquina Céu Azul.
“Os serviços de conservação do DER contemplam inclusive os trechos urbanos dessa rodovia, que em localidades com menos habitantes acaba se tornando uma avenida principal, concentrando o comércio e o setor de serviços. Realizamos todas as melhorias necessárias, deixando o pavimento em boas condições para atender a combinação de tráfego de longa distância e o tráfego local, característica destes trechos”, explica o diretor-geral do DER/PR, Fernando Furiatti.
SERVIÇOS – Alguns dos serviços previstos no programa COP são executados de maneira pontual, como os remendos, enquanto outros não são necessários nos trechos urbanos onde não há camada vegetal, como o desconfinamento lateral de bordo. Praticamente toda a extensão do trecho entre Missal e Esquina Céu Azul foi contemplada com melhorias, de acordo com a necessidade.
Na drenagem longitudinal, drenos são instalados sob a superfície, no encontro entre o pavimento e o terreno natural, ou entre o acostamento e o terreno natural, ao longo da pista. Já na drenagem transversal os drenos cruzam o pavimento, exigindo que uma pequena parte dele seja demolida para execução dos trabalhos, e recomposta na sequência. Ambos serviços ajudam a rebaixar águas subterrâneas, que poderiam danificar a base ou sub-base da rodovia.
O desconfinamento lateral de bordo consiste na remoção de uma camada superficial de solo ao lado da pista, facilitando o escoamento de água e preservando as condições da rodovia.
Para atender diretamente o pavimento, inicialmente foram executados os remendos superficiais e remendos profundos, de acordo com a necessidade de cada trecho. Os remendos profundos resolveram problemas como buracos e afundamentos, agindo na correção da base ou sub-base do pavimento, enquanto os remendos superficiais substituíram o revestimento danificado da pista.
Os outros serviços realizados diretamente no pavimento foram trechos alternados de reperfilagem e microrrevestimento. A reperfilagem consiste na aplicação e compactação de uma nova camada de em média 2,5 centímetros de Concreto Asfáltico Usinado a Quente (CAUQ) para correções de defeitos na superfície. No caso do microrrevestimento, após sanadas as patologias, uma camada de 8 milímetros é aplicada sobre o pavimento, tendo função preventiva contra o desgaste natural e ação do clima, bem como melhora da aderência pneu-pavimento, principalmente em condições chuvosas onde há risco de aquaplanagem.
Os trabalhos são finalizados com a aplicação de uma nova pintura horizontal para sinalização, e instalação descontínua de tachões refletivos no eixo da rodovia, garantindo ainda mais segurança aos usuários, principalmente à noite.
Cerca de 24 quilômetros já estão concluídos, restando somente um trecho de 1 km em Moreninha, onde já foram executados os serviços de remendos superficiais, com previsão de realizar ainda microrrevestimento e sinalização horizontal até setembro deste ano, assim que as temperaturas subirem. Os trabalhos não foram concluídos imediatamente para permitir que obras municipais fossem realizadas no local.