Cotidiano

Em três meses, governo só alcança 0,3% de jovens pobres em programa de gratuidades

BRASÍLIA – Um total de 15,5 milhões de jovens brasileiros pobres têm direito a transporte interestadual gratuito e meia entrada em eventos culturais e esportivos, mas só 60 mil têm acesso. Três meses após o lançamento do programa Identidade Jovem (ID Jovem), o governo prepara uma ofensiva publicitária e começa a visitar todos os estados nesta quarta-feira para alcançar a meta ousada de mais de 4,8 milhões de cadastros até setembro.

A Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), à frente do projeto, atribui o índice de 0,3% de alcance do ID Jovem à “desinformação” dos potenciais beneficiários. O número mais recente, do fim de fevereiro, é de 60.948, entre 15.463.976 em todo o país. No Rio, a taxa de inscrição é de 0,6%: 5.084 beneficiários de um universo de 799.027 elegíveis. Em números absolutos, o Rio é o quarto estado com mais cadastrados. A lista é encabeçada por Minas Gerais, São Paulo e Bahia. Na lanterna está o Amapá, com 67 jovens.

A inscrição, gratuita e digital, pode ser feita por cerca de 15,5 milhões de jovens de 15 a 29 anos com renda familiar mensal de até dois salários mínimos e que estejam há mais de dois anos no Cadastro Único ? banco de dados do governo para programas assistenciais, como o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida.

? De janeiro para março, triplicamos os cadastros, que foram de 22 mil para 60 mil. A meta de mais 4,8 milhões em seis meses é alcançável. Basta vencer essa desinformação do programa ? diz o secretário nacional de Juventude, Assis Filho.

CAMPANHA

O governo estuda fazer uma campanha publicitária, e recebeu da SNJ a proposta de fazer anúncios impressos, digitais, na TV e no rádio. Deve haver uma definição nos próximos dias. Para a divulgação local, já foram contratados 11 monitores regionais. Cada estado terá um grande evento da Caravana ID Jovem. O primeiro será o Distrito Federal, nesta quarta-feira. O Rio será o último, em 14 de junho.

Ao contrário das carteiras estudantis, o ID Jovem é somente digital, e pode ser validado pelo aplicativo ou pelo site da Caixa. O beneficiário tem direito a uma passagem gratuita em viagens interestaduais rodoviárias, ferroviárias ou em embarcações, até três horas antes da saída; meia entrada em eventos culturais e esportivos; e também gratuidade na emissão da carteirinha comum.

A lei só obriga as empresas a dar passagens de graça em compras no guichê. Cada veículo interestadual deve ter quatro assentos reservados para o ID Jovem: dois de graça e dois pela metade do preço. Caso o benefício seja negado, deverá haver justificativa por escrito. Denúncias podem ser feitas ao telefone 166.

Subordinada à Presidência, a Secretaria Nacional de Juventude causou constrangimento em janeiro. Em meio ao massacre de 90 presos no Amazonas e em Roraima, o então secretário, Bruno Júlio, defendeu ao GLOBO que houvesse uma chacina de detentos por semana. Foi demitido horas depois.

? Tinha era que matar mais ? afirmou, no dia 6 de janeiro.

Para o seu lugar, foi nomeado o também peemedebista Assis Filho, que responde a processo por enriquecimento ilícito.