Cotidiano

Elefantes dormem apenas duas horas por dia, diz estudo

elefante.jpg

RIO ? Os elefantes africanos em seu ambiente natural dormem, em média, duas horas por dia, e permanecem sem repouso por até 48 horas, o que os torna os mamíferos mais insones já conhecidos, de acordo com um estudo divulgado nesta quarta-feira.

Elefantes

Diversos estudos sobre os hábitos de sono dos elefantes, realizados com animais em cativeiro, apontavam que seu sono durava de quatro a seis horas por dia. No entanto, ainda havia dificuldade em distinguir as fases de repouso e atividade.

Para esclarecer a dúvida, cientistas da Universidade de Witwatersrand, na África do Sul, seguiram por 35 dias duas elefantas no Parque Nacional de Chobe, em Botswana. No estudo, incorporaram um dispositivo no tronco do animal, a parte do corpo em que há mais movimentos quando estão acordados, para marcar as fases do sono.

? Este estudo mostra que, em seu habitat natural, os elefantes dormem apenas duas horas por dia. Esta é a duração do sono mais curta de todos os mamíferos estudados. Isso parece ter ligação com sua grande massa corporal ? explica Paul Manger, de Witwatersrand, principal autor do estudo publicado na revista científica ?PLOS One?.

Durante o período de observação, as elefantas permaneceram acordadas até 46 horas seguidas, deslocando-se por aproximadamente 30 quilômetros para fugir de caçadores e leões.

As elefantas dormiam no chão apenas por uma hora. No resto do tempo, repousavam em pé. Isso poderia limitar suas chances de ter fases regulares de sono ou sono profundo, durante o qual ocorrem os sonhos.

? O sonho é considerado importante para consolidar a memória, o que não parece ser o caso dos elefantes, cuja memória boa é bem conhecida ? diz Manger. ? Entender como diferentes animais dormem é importante para compreendê-los e traçar estratégias para sua proteção.