WASHINGTON ? O diretor do FBI, James Comey, depõe nesta segunda-feira perante a Comissão de Inteligência da Câmara, em um importante passo para a polêmica sobre a possível influência russa nas eleições presidenciais americanas do ano passado. Em seu discurso inicial, ele confirmou que o FBI investiga possíveis esforços de Moscou para manipular a corrida eleitoral, afirmando que qualquer ligação entre a campanha do atual presidente, Donald Trump, e o governo russo pod ser alvo da investigação.
A expectativa dos republicanos é que Comey diga que não há evidências de conluio entre o governo do presidente Donald Trump e autoridades de Moscou. Em seu discurso inicial, no entanto, ele disse que não forneceria mais detalhes sobre a investigação confidencial do FBI. Disse que não é possível definir um prazo para que os investigadores terminem seu trabalho, mas prometeu uma análise dos fatos independente, aberta e rápida.
? Estou autorizado pelo Departamento de Justiça a confirmar que o FBI está investigando os esforços do governo russo para interferir nas eleições presidenciais de 2016. Isso inclui investigar a natureza de qualquer conexão entre indivíduos associados à campanha de Trump e o governo russo. E se houve coordenação entre a campanha e os esforços russos. Isto também inclui uma conclusão sobre se algum crime foi cometido.