Cascavel – No Dia do Consumidor, celebrado nesta terça-feira (15), é importante lembrar que todos aqueles que tenham sido lesados por algum prestador de serviço, podem recorrer ao Procon. Em Cascavel, somente neste ano, uma média de 25 pessoas por dia buscou atendimento na sede do órgão na cidade.
Entre as inúmeras queixas prevalecem as de telefonia. De 1.503 consumidores atendidos em janeiro e fevereiro, 556 tiveram algum tipo de reclamação de empresas dessa área.
O número expressivo de reclamações se deve até mesmo pela quantidade de aparelhos entre a população. Há casos, por exemplo, de quem carrega mais do que um celular, comenta o coordenador do Procon, Pedro Sampaio.
Segundo ele, pouco tempo após a compra surgem queixas, sobretudo, por má prestação de serviço e cobrança abusiva ou indevida.
Muitas vezes o consumidor faz uma primeira tentativa com o fornecedor, porém não obtém êxito no acordo, explica Sampaio.
A orientação para esses casos é recorrer ao Procon, com documentos pessoais e contas que comprovem as irregularidades.
Temos canais diretos para negociação com operadoras de grandes marcas e normalmente conseguimos resolver o problema em um primeiro contato, afirma o coordenador.
Em média, 93% dos casos que chegam ao Procon de Cascavel são solucionados. No início deste ano, de 838 problemas, 777 foram resolvidos, 52 resultaram em processos e nove estão pendentes.
É importante que o consumidor conheça bem a empresa e o serviço que está contratando. Quando há dúvidas, estamos à disposição para orientá-lo, ressalta Sampaio.
(Com informações de Romulo Grigoli)