Cotidiano

Deputado quer reforço orçamentário para o Pedro Ernesto em 2017

RIO – Integrantes da comissão da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) criada para acompanhar a crise no Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), ligado à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), realizaram uma vistoria na unidade, localizada em Vila Isabel, Zona Norte do Rio. Durante a visita, o presidente da comissão, deputado Zaqueu Teixeira (PDT), afirmou que irá solicitar um reforço orçamentário para a unidade em 2017.

“Ainda vamos estudar e analisar as principais demandas para saber exatamente o valor. Mesmo com os recursos garantidos pela liminar da justiça, durante a visita constatamos alguns problemas de infraestrutura. O almoxarifado, por exemplo, está funcionando em uma quadra esportiva”, declarou, em nota, o parlamentar.

Uma liminar da Defensoria Pública determinou que o Governo do Rio repasse R$ 7 milhões ao hospital até o dia 27 de cada mês. Segundo o diretor do HUPE, Edmar José Alves dos Santos, a verba garantiu que dentro de um mês voltarão a funcionar aproximadamente 100 leitos na unidade. Com capacidade para 512 leitos, atualmente o hospital está funcionando com apenas 255.

De acordo com o diretor do Pedro Ernesto, a liminar da defensoria pública, concedida no início de maio, garantiu também o funcionamento de oito salas de intervenção cirúrgica e do setor de radiologia.

Com a crise financeira do estado, o hospital teve que reduzir suas atividades. As intervenções cirúrgicas chegaram a ser suspensas, e os funcionários terceirizados e os residentes também tiveram atrasos em seus salários.