Cotidiano

Democratas escolhem ex-secretário do Trabalho para liderar partido

USA-POLITICS_DEMOCRATSWASHINGTON ? Após uma derrota brutal nas eleições presidenciais em novembro, os democratas escolheram Tom Perez, ex-secretário do Trabalho do governo de Barack Obama, como novo líder do partido. Filho de imigrantes dominicanos, Perez terá o desafio de reconstruir a legenda e preparar a oposição política a Trump.

Os membros do Comitê Nacional Democrata escolheram Perez na segunda rodada de votação, após uma das eleições mais competitivas de liderança do partido em décadas.

? Estamos sofrendo uma crise de confiança, uma crise de relevância ? disse Perez, prometendo liderar a luta contra o presidente republicano.

Aos 55 anos, o novo líder aposta em ?voltar às origens? e elaborar um programa que realce a presença do partido em todo o país, para recordar os americanos de que os democratas representam seus valores e seus interesses.

Perez também defendeu uma reforma do sistema de prévias dentro do partido, que gerou uma ?crise de confiança? por causa de sua falta de transparência.

Outro nome que despontava como favorito na votação era Keith Ellison, o primeiro muçulmano que chegou ao Congresso, um deputado negro convertido ao Islã de corrente progressista que se dizia favorável a um processo de impeachment de Donald Trump.

Perez e Ellison manifestaram pontos de vista similares sobre a gestão do partido, durante um debate com outros candidatos do partido na quarta-feira.