
Arturo Aguirre, um dos filho de Rúben, viajou de onde vive, da Cidade do México, para se despedir de seu pai, que morreu em Puerto Vallarta, em Jalisco. O herdeiro recordou, em entrevista ao site mexicano, que o pai brincava com o seu enterro em vida:
?Ele sempre disse para ser enterrado na terra crua onde se debulha o gado (como diz uma canção de seu país), mas não, a verdade é que ele queria fazer piada?.
Onde estão os atores do elenco principal de ‘Chaves’
Até agora, o destino das cinzas do ator é desconhecido. Arturo, um dos sete filhos que Rubén deixou, não está responsável por cuidar da cremação e do processo do inventário. Mesmo assim, o herdeiro comentou sobre as últimas lembranças do pai:
?Eu estive com ele 15 dias atrás e o vi muito doente. Fui para a outra cidade porque tinha que trabalhar, mas me lembro dele com muito carinho. Ele viveu duas ou três vidas de qualquer um que você sabe. É muito triste, mas, finalmente, viveu bem, teve uma grande e produtiva família. (A última vez que o vi) falou pouco, mas estávamos lembrando algumas coisas; às vezes nos lembrávamos frases famosas de nós?.

HOMENAGENS NA AMÉRICA LATINA
Dezenas de veículos da América do Sul prestaram homenagens ao intérprete do Professor Girafales. Para o ?Peru Trade?, onde Rubén também ficou conhecido como Lucas Taneda, da série ?The Chifladitos?, ?ele poderia vir ao país repetidas vezes”. O artista teve entrevistas reprisadas e foi homenageado em vários canais de televisão.
No ?El Mercurio de Chile?, foi publicado: ?Morre Rubén Aguirre, o inesquecível Professor Girafales, de ?Chaves??; no ?Universal?, da Venezuela, estampou-se: ?Na série de televisão ‘Chaves’, que começou a ser exibida em 1971 e ainda passa na tela, tanto na sua versão e desenhos animados original, Aguirre, com seus 1,95 metros altura, era o professor amado que cortejava Dona Florinda?.