A equipe de canoagem Meninas do Lago Imel inaugurou o Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama, ontem (3) no Parque da Piracema, na Itaipu.
Contudo, o evento teve entrega de flores, remadas e música, reuniu a diretoria da Itaipu, a secretária executiva do Ministério das Mulheres, Maria Helena Guarezi, representantes de entidades de canoagem e outros convidados.
As Meninas do Lago Imel simbolizam superação e motivação na luta contra o câncer, inspirando muitas mulheres e homens que enfrentam ou já venceram a doença.
Portanto, o Outubro Rosa é uma campanha mundial que promove a conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.
Integração
Por iniciativa do Comitê de Gênero, Raça, Diversidade e Inclusão da Itaipu, o Outubro Rosa se integrará às ações da campanha Novembro Azul.
Com o objetivo de conscientizar os homens, a campanha Novembro Azul é dedicada ao câncer de próstata, reforçando o compromisso da usina com a saúde.
Ademais, o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, fala a importância de unir os eventos para fortalecer o debate sobre equidade de gênero.
Maria Helena Guarezi elogiou a programação e enfatizou a relevância do Outubro Rosa para incentivar exames preventivos. Ela ressaltou que celebrar as vitórias das mulheres que superaram o câncer é essencial para deixar para trás as experiências dolorosas.
Remadoras rosas
Criada em 2020, a equipe de remadoras do Imel busca melhorar a qualidade de vida de mulheres em tratamento ou curadas de câncer.
Além disso, com cerca de 40 integrantes, a equipe não só promove saúde física, mas também mental, tornando-se um importante veículo de conscientização sobre o diagnóstico precoce.
Reconhecidas nacionalmente, as remadoras têm mudado histórias de muitas mulheres diagnosticadas com câncer de mama.
Além disso, ressaltam que a luta também envolve homens, que são afetados como familiares e amigos. Márcia Denise Iuliano Souza, representante da equipe, reforçou a mensagem de otimismo e autocuidado.
A remadora Vanessa Awad fala da experiência de superar o câncer a uma metamorfose. “Após a cura, podemos nos tornar borboletas ainda mais lindas”, disse. O evento contou ainda com a presença de diretores da Itaipu, reforçando o apoio à causa.
Fonte: Itaipu Binacional