SYDNEY ? Milhares de australianos estão deixando suas casas nesta segunda-feira devido à chegada de um ciclone às cidades litorâneas do estado de Queensland. As autoridades pediram que 30 mil pessoas se retirassem das áreas baixas e mais suscetíveis às inundações e aos ventos de até 300 km/h. O ciclone, que está sendo chamado de ?Debbie?, deve ganhar força antes de tocar o solo do Nordeste do país no início da terça-feira.
O Escritório Australiano de Meteorologia advertiu que será o pior tufão desde o ciclone Yasi, que destruiu casas e plantações em 2011. A primeira-ministra de Queensland, Annastacia Palaszczuk, alertou que será maior que o Marcia (2015), de nível 5. ?Debbie?, que atualmente é um ciclone de categoria 3, se encontra a 300 km da costa. Espera-se que chegue à categoria 4, um nível abaixo da mais alta, nesta terça-feira.
? Por conta da intensidade deste ciclone… estamos muito preocupados, no momento, com a perspectiva de uma inundação costeira em Mackay ? disse Annastacia nesta segunda-feira. ? Está muito claro que a hora de as pessoas saírem é agora.
As autoridades criaram 15 centros de refúgio em partes mais seguras de Mackay como forma de providenciar abrigo para as pessoas mais ameaçadas e impossibilitadas de partir, acrescentou a premier.
Minas de carvão e portos suspenderam suas operações e várias empresas aéreas cancelaram voos para a região nesta segunda e terça-feira, mas dados da Thomson Reuters Eikon mostram que o ciclone não deve atingir a maioria das minas da região.
As autoridades estaduais já haviam aconselhado milhares de moradores de dois municípios a centenas de quilômetros ao norte de Mackay a deixarem suas casas, embora algumas estivessem se preparando para enfrentar a tempestade. Imagens de televisão mostraram moradores em áreas nos arredores de Townsville, cerca de 400 quilômetros ao norte de Mackay, protegendo casas e lojas com sacos de areia e placas de madeira compensada.