Saneamento Básico

Cascavel sobe no ranking do País; Maringá fica em 1º

A presença da Sanepar em Cascavel permitiu a expansão urbana, o crescimento vertical e o desenvolvimento econômico da cidade

Cascavel é destaque em saneamento básico
Captação do Rio São José vai receber reforço de água do Rio do Salto para abastecer Cascavel Foto: Sanepar

Cascavel é a nona cidade do Brasil com os melhores indicadores de saneamento, conforme ranking divulgado ontem (20) pelo Instituto Trata Brasil, com dados referentes a 2022. No Paraná, a cidade fica atrás apenas de Maringá, que ocupa a primeira posição no ranking. Além disso, o estado tem outras cidades entre as mais bem posicionadas do país, todas atendidas pela Sanepar: Ponta Grossa em 10º, Foz do Iguaçu em 13º e Londrina em 14º.

As sete cidades paranaenses ficam à frente de lugares como Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Florianópolis, Fortaleza e Manaus. O diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, destaca que mais cidades do Estado só não aparecem no ranking por causa do corte populacional do estudo, que foca nas cidades mais populosas. As 344 cidades atendidas pela Sanepar no Estado, por exemplo, têm 100% de abastecimento com água potável.

“O Paraná tem os melhores indicadores de saneamento do País. E estamos investindo para que o Estado seja um dos primeiros a atender às metas do Marco Legal. Investimento em saneamento é investimento em saúde pública, em saúde preventiva”, disse. “Umuarama, com cerca de 160 mil habitantes abastecidos com água tratada, tem 95,82% de atendimento com esgotamento sanitário. Cambé é outro exemplo, com 150 mil habitantes e 98% de coleta e tratamento de esgoto. E vamos continuar investindo para melhorar ainda mais”.

São José dos Pinhais em 21º e Curitiba em 22º também estão na lista das 50 cidades brasileiras com melhores indicadores na área.

Capital do Oeste no cenário nacional

A Capital do Oeste se mantém no cenário nacional pelos índices alcançados no sistema de abastecimento com água tratada e no sistema de coleta e tratamento do esgoto, graças aos esforços e investimentos feitos pela Sanepar ao longo dos 52 anos de atuação na cidade. E mesmo tendo sido considerada como cidade universalizada, os investimentos continuam. A Sanepar está ampliando o sistema de captação e de armazenamento de água.

A companhia tem programado investimentos de R$ 1,086 bilhão para os sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário de Cascavel, até 2048. Parte desses recursos está direcionada para duas importantes obras que se iniciaram no mês passado, com a ampliação da capacidade de oferta e a de reserva de água. Está sendo construída uma nova captação que fará a transposição da água do Rio do Salto até o Rio São José e está sendo instalado mais um reservatório de água para a região do Bairro Morumbi. 

A presença da Sanepar em Cascavel permitiu a expansão urbana, o crescimento vertical e o desenvolvimento econômico da cidade. A área ambiental teve grande aporte de recursos financeiros que possibilitaram, entre tantas ações, readequar o Lago Municipal Paulo Gorski, ampliar a cobertura florestal, melhorar a qualidade das águas dos rios e mananciais da cidade. Recentemente, a Sanepar concluiu as obras de desassoreamento que revitalizaram o Lago Municipal da cidade.

Estrutura

A Sanepar implantou na cidade mais de 1,8 milhão de metros de redes de distribuição de água, captações em quatro rios: São José, Cascavel, Peroba e Saltinho, 16 poços e uma nova e moderna estação de tratamento de água, que abastecem os mais de 136,5 mil domicílios. Mais de 1,6 milhão de metros de redes coletam o esgoto dos imóveis e transportam para as quatro estações de tratamento distribuídas na cidade, garantindo tratamento a 100% do material coletado. A cobertura da rede de abastecimento chega a 100% do perímetro urbano da cidade e a rede de esgoto já está disponível para mais de 99% dos moradores da cidade.