Cotidiano

Cascavel é a 2ª cidade do Paraná com mais acidentes de trabalho

Crea-PR faz alerta sobre importância da saúde e segurança de trabalhadores

Cascavel é a 2ª cidade do Paraná com mais acidentes de trabalho

No ano passado Cascavel registrou 2.886 notificações de acidentes de trabalho. O número deixa a cidade em segundo lugar no ranking dessas estatísticas no Paraná, atrás de Curitiba (9.317), conforme dados divulgados pelo Observatório do Trabalho Decente nos Municípios Brasileiros.

Em comparação a 2021, quando o total chegou a 2.359, o aumento é 18%. Ainda segundo o Observatório, com relação ao número de mortes, a cidade teve 12 acidentes que resultaram em óbitos no último ano. Em todo o Estado o total foi de 232 e no Brasil chega a 2.500.

Mais do que mostrar essa preocupante realidade, o intuito do Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná), a propósito do dia 28 de abril, é alertar sobre a importância da saúde e segurança do trabalhador e também lembrar que é preciso profissionais habilitados em todos os segmentos.

O Engenheiro Civil Geraldo Canci, gerente da regional de Cascavel do Crea-PR comenta que o Conselho tem a consciência dos riscos que trabalhadores têm diariamente quando exercem suas atividades sem as devidas proteções individuais e coletivas e que muitos dos acidentes não são informados ao Crea-PR.

“Por isso, reforçamos as fiscalizações, na busca que as empresas e os profissionais atuem sempre em conformidade com as leis e normas técnicas de segurança do trabalho que regem suas atividades e que sejam fiscalizados pelos órgãos competentes. É importante ressaltar que o profissional habilitado é fundamental para garantir a segurança e a qualidade dos serviços prestados e a proteção da sociedade como um todo”, afirma.
Os dados do Observatório do Trabalho Decente nos Municípios Brasileiros revelam ainda que em Cascavel no período de 2000 a 2022 foram concedidos 11 benefícios previdenciários em decorrência de afastamento por acidentes de trabalho. No mesmo período, houve 519 concessões de aposentadorias por invalidez acidentária.

Fiscalização

Levantamento realizado pelo Crea-PR mostra que o mercado de Engenharia de Segurança do Trabalho vinha numa linha crescente de emissão de ARTs (Anotação de Responsabilidade Técnica) nos últimos anos. Em 2020 foram 18,3 mil registros, 21,1 mil em 2021, e 31,5 mil em 2022. A ART identifica de forma legal, objetiva e rastreável, que a obra e/ou serviço foi planejado e executado por um ou mais profissionais legalmente habilitados pelo Crea, e que cabe exclusivamente a este ou a estes profissionais a responsabilidade técnica por ambos.

Para o Conselheiro e Gestor de Fiscalização do Crea-PR, Engenheiro Agrônomo e de Segurança do Trabalho, Vergínio Luiz Stangherlin, os números reforçam que as empresas estão mais atentas com relação à necessidade de prevenir acidentes.

“A segurança do trabalho ganhou uma atenção especial das empresas nos últimos anos com foco na prevenção de possíveis riscos trabalhistas, de acidentes de trabalho e, principalmente, previdenciário. Isso por conta do eSocial, que é o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas”, comenta Vergínio.

28 de abril

A data de 28 de abril, ocasião em que ocorreu a morte de 78 mineiros, em uma explosão em uma mina no estado norte-americano de Virgínia, foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2003, como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. No Brasil, a data foi instituída pela Lei nº 11.121/05.

Crédito: Crea-PR