Cotidiano

Cascavel assume posto de 5ª cidade mais rápida do Brasil para formalizar uma empresa

Cascavel assume posto de 5ª cidade mais rápida do Brasil para formalizar uma empresa

Cascavel se tornou a quinta cidade mais rápida do Brasil para criar uma empresa formal. Em apenas 2,9 horas, é possível, em poucos cliques e contatos, formalizar uma empresa. Isso representa que entre as cidades acima de 100 mil habitantes, Cascavel é a quinta mais rápida do Brasil. Os números são do Painel Mapa de Empresas, do Governo Federal. A média nacional é de um dia e oito horas.

Uma das preocupações do prefeito Leonaldo Paranhos é facilitar a vida dos empreendedores que buscam investir na cidade para fomentar a economia por meio da geração de emprego e renda. Isso tem sido feito ao longo dos últimos seis anos por meio de programas que são mais agilidades aos processos de formalização de empresas.

“Cascavel vive um novo momento e o poder público precisa criar ferramentas que promovam o desenvolvimento e empreendedorismo. Programas como o Aprova Digital, Alvará Fácil e o Habite-se foram criados justamente para facilitar a vida do empreendedor. O poder público tem que ir à frente, ir ao encontro, facilitar a vida das pessoas, tirar a burocracia, dar oportunidades de geração de emprego e de renda a micro, pequenas, médias e grandes empresas”, afirma o prefeito Leonaldo Paranhos.

Desburocratização

Hoje, o contador  poder abrir a empresa, gerar um CNPJ, encaminhar todos os documentos e ter todas as licenças sem imprimir um documento sequer. Isso tudo completamente vinculado ao Corpo de Bombeiros, Receita Estadual, Receita Federal e outros órgãos.

O diretor de Tecnologia e Inovação, José Zonfrilli, lembra que Cascavel foi pioneira ao adotar a integração completa da Redesim em todas as suas etapas, desde a consulta prévia até a emissão de taxas e documentos como Alvará ou Dispensa. “Além disso, o Município empreendeu uma revisão abrangente de seus processos internos e desenvolveu uma legislação voltada para a desburocratização. Esses três pilares fundamentais foram os responsáveis por essa posição no ranking nacional e pela criação de um ambiente altamente favorável ao empreendedorismo na cidade”, enfatiza.

Fotos: Manoel Teixeira/Secom