Cotidiano

Carnaval: Hemepar precisa aumentar número de doações de sangue

As 22 unidades da rede funcionam em horário normal até o fim desta semana

Curitiba – Para manter os estoques de bolsas de sangue em níveis seguros durante o Carnaval, o Hemepar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná) incentiva as doações de sangue antes do feriado. As 22 unidades da rede funcionam em horário normal até o fim desta semana.

Segundo o diretor do Hemepar, Paulo Roberto Hatschbach, no período que antecede o Carnaval as doações tendem a cair de 30% a 40%, em média, em razão do número de pessoas que viajam no feriado. É exatamente nesse período que aumentam os acidentes de trânsito e, consequentemente, a demanda por bolsas de sangue nos hospitais.

No fim do ano, o Hemepar registrou recorde de doações de sangue, mas agora precisa de novos doadores.

“Entre o Natal e o Ano Novo, tivemos as doações necessárias para suprir a demanda. Porém, aqueles que doaram nesse período ainda não estão aptos a uma nova doação”, explica o diretor.

Quem for doar, precisa reservar 40 minutos, que é o tempo médio de duração do processo. O ideal é que cada pessoa doe sangue pelo menos duas vezes ao ano – homens a cada 60 dias e mulheres devem respeitar um intervalo de 90 dias entre as doações.

Em Curitiba, o Hemepar funciona até o próximo sábado (6), às 18h . Na segunda e na terça-feira (8 e 9), o espaço estará fechado, mas reabre na quarta-feira (10) a partir das 12h.