Cotidiano

Câmara de Vereadores presta homenagem a Renato Silva

A homenagem foi proposta pelo vereador Vanderlei do Conselho ainda em 2013

Cascavel – Uma sessão solene será realizada pela Câmara de Cascavel nesta sexta-feira, às 19h30, no auditório da Univel, para a entrega do título de Cidadão Honorário do município ao empresário, ex-vereador e ex-deputado federal Renato Silva. A homenagem foi proposta pelo vereador Vanderlei do Conselho ainda em 2013.

Autoridades municipais, estaduais e federais confirmaram presença ao ato, que também marcará a passagem dos aniversários de 65 anos de Renato e de 20 anos da Univel, instituição de ensino superior do qual o homenageado é proprietário em sociedade com Valdir Buosi e Waldomiro da Silva.

“Renato merece esse título pelos relevantes serviços prestados nas áreas pública e privada, sempre participando ativamente no desenvolvimento econômico da cidade e região”, destaca Vanderlei do Conselho, destacando a importância da Univel e também da rádio Colmeia, outra empresa de propriedade do homenageado.

Histórico

Nascido em Rio do Sul (SC), Renato Silva chegou a Cascavel com 24 anos de idade, em 1975, e teve como primeiro trabalho na cidade um emprego de vendedor no Moinho Corbélia (hoje Moinho Badotti), onde permaneceu por dez anos. Depois, construiu uma vitoriosa carreira empresarial e se destacou também na política, onde estreou em 1983 como vereador.

Renato chegou a presidir a Câmara de Vereadores entre 1987 e 1988, quando chegou a ocupar o cargo de prefeito por uma semana. Em 1998, concorreu a deputado federal e obteve votação recorde: 45 mil votos. Também foi secretário municipal e presidente da Cohavel (Companhia de Habitação de Cascavel), além de candidato a prefeito.