Cascavel – Beto Richa garantiu, durante visita ao Show Rural Coopavel, na quarta-feira (3), que o Governo do Paraná não bateu o martelo em torno da prorrogação do contrário com as concessionárias que exploram o pedágio nas rodovias do Anel de Integração.
Só vou entrar nessa conversa na hora em que a proposta for irrecusável, assegurou o governador, procurando tranquilizar líderes do Oeste paranaense que desenvolvem um intenso movimento contra a prorrogação.
Richa estabeleceu condições pontuais para firmar novos contratos.
Só aceitaremos tratar concretamente do assunto na medida em que nos garantirem uma substancial redução da tarifa do pedágio e a duplicação de todas as rodovias da concessão. Além disso, tem que ver a extensão dos contratos, declarou.
Duplicações
Durante a visita ao Show Rural, Richa anunciou para maio próximo o início das obras de duplicação dos 9,4 quilômetros da BR-277 entre o Trevo Cataratas e o acesso ao distrito de São João.
Uma importante obra que será realizada em um dos trechos mais sobrecarregados e movimentados da rodovia. Não abrimos mão do nosso objetivo de duplicar toda a BR-277, afirmou.
De acordo com o governador, a duplicação será feita entre os quilômetros 574 e 584 e não vai gerar impacto na tarifa. O projeto prevê quatro viadutos, um trevo em desnível, marginais e retorno. As trincheiras serão construídas na região da Ferroeste, na junção da BR-277 e PR-180, no Autódromo e entre as BRs-277 e 369.
Cobrado sobre o fato de as obras não terem sido iniciadas no ano passado, como estava prometido, Richa atribuiu o atraso à mudança societária ocorrida na concessionária que administra o trecho, o que levou a uma demora maior na conclusão dos projetos, afirmou o governador.
Cascavel/Corbélia
Além desse trecho da BR-277, que fica extremamente sobrecarregado na época do Show Rural, Beto Richa anunciou que espera para o começo do próximo ano o início da duplicação dos primeiros cinco quilômetros da BR-369, entre Cascavel e Corbélia.
Segundo ele, o DER-PR (Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná) já autorizou a elaboração dos projetos e a concessionária que administra essa rodovia pretende entregá-los até meados deste ano. Depois, o DER-PR terá três meses para analisar antes de dar a autorização para o início da duplicação.