WASHINGTON ? Após o anúncio feito nesta segunda-feira de que o presidente americano, Donald Trump, assinará nesta terça uma ordem executiva revogando medidas adotadas por Barack Obama para conter as mudanças climáticas, grupos ambientalistas começaram a organizar o contra-ataque. Trip Van Noppen, presidente da ONG Earthjustice, promete lutar, ?na corte e fora dela?, contra a nova política americana.
?Essa ordem ignora as leis e a realidade científica?, disse Van Noppen, em comunicado. ?A energia suja do carvão nunca irá retornar porque não pode competir com a energia limpa, e a negação não vai fazer a mudança climática desaparecer. A Earthjustice vai continuar defendendo o ar limpo e na corte e fora dela, e nunca irá desistir da proteção das nossas terras públicas?.
De acordo com o ativista, ?champanhes estão estourando em salas de conselhos de grandes corporações poluidoras? pela assinatura desta ordem executiva que provocará ?estragos nos esforços para conter as mudanças climáticas?.
?Num momento em que precisamos desesperadamente expandir as soluções climáticas, o presidente Trump tenta bloquear a ascensão das energias limpas para beneficiar bilionários dos combustíveis fósseis que já enchem seus bolsos com subsídios dos contribuintes?, disse o ativista.
Outra organização que promete barulho contra a nova política adotada pela administração Trump é a NextGen Climate, do bilionário Tom Steyer.
? Essas ações são um ataque contra os valores americanos e ameaçam a saúde, a segurança e a prosperidade de todos ? disse Steyer. ? Trump está destruindo deliberadamente programas que criam empregos e salvaguardas que protegem nosso ar e nossa água, tudo para permitir que corporações poluidores lucrem às nossas custas.