Cotidiano

Atentado em Londres: Terrorista não tinha vínculos com Estado Islâmico ou al-Qaeda

LONDRES ? A polícia britânica informou nesta segunda-feira que não encontrou evidências de que o autor do atentado em Londres tenha qualquer associação com o Estado Islâmico (EI) ou al-Qaeda, mas ele estava claramente interessado na jihad. Khalid Masood matou quatro pessoas e feriu outras 50 em um ataque em frente ao Parlamento britânico na semana passada, antes de ser morto em seguida pelos policiais a tiros.

Segundo Neil Basu, coordenador nacional do policiamento antiterrorismo do Reino Unido, não havia sinais de que Masood tivesse se radicalizado na prisão em 2003 e é pura especulação sugerir que isso tenha acontecido.

Masood, de 52 anos, nasceu no Reino Unido e teve várias condenações anteriores por crimes como danos corporais graves, posse de faca e ofensas de ordem pública. Ele não tinha sido condenado por qualquer crime relacionado ao terrorismo.

?Seu método de ataque parece estar baseado em técnicas de baixa sofisticação, baixa tecnologia e baixo custo copiadas de outros ataques, e ecoa a retórica dos líderes de EL em termos de metodologia e de atacar policiais e civis, mas nesta fase eu não tenho nenhuma evidência que ele discutiu isso com os outros?, afirmou Basu em um comunicado.

?Eu sei quando, onde e como Masood cometeu suas atrocidades, mas agora eu preciso saber por quê?, disse ele, apelando para qualquer pessoa que possa ter tido contato com ele no dia do ataque a fornecer ajuda nas investigações.