NOVA DÉLI – A Apple informou, nesta quarta-feira, que está contente com o diálogo aberto e construtivo que teve com a Índia a respeito da expansão de suas operações no país. A empresa quer montar o iPhone na Índia, um dos mercados de smartphones que mais crescem no mundo, mas onde a companhia de Steve Jobs tem apenas uma minúscula participação. Apple 2401
A empresa de tecnologia tem pedido uma série de concessões à Índia, incluindo de impostos, antes de começar a fabricar seu smartphone no país.
Fontes com conhecimento do assunto disseram à Reuters que executivos da Apple deviam se encontrar com funcionários da indústria, tecnologia da informação e departamentos de finanças nesta quarta-feira para discutir as demandas.
?Temos trabalhado duro para desenvolver nossas operações na Índia?, afirmou a companhia em um comunicado breve.
No início do mês, a Reuters noticiou que a Índia estava resistente a ceder às demandas por benefícios fiscais para que a Apple produza o iPhone do país. Na ocasião, o ministro do Comércio indiano chegou a afirmar que o governo poderia não abrir exceções para a companhia americana.
A Apple quer abrir lojas próprias na Índia, mas o governo do país pediu que a empresa fabrique localmente pelo menso parte dos componentes, como parte dos planos do primeiro-ministro Narenda Modi para estimular a indústria na Índia.