Cascavel – O Dia Internacional da Mulher foi comemorado na terça-feira (8) com diversas atividades na Praça Wilson Joffre em Cascavel. A dona de casa Olívia Quadri Soares, aproveitou o momento para cuidar da saúde.
Verifiquei a pressão e não está alta. Isso é um motivo a mais para eu ficar feliz neste dia, diz ela.
Adorei o evento. Nós mulheres somos batalhadoras e merecemos a homenagem e todos os serviços para manter a nossa saúde em dia, completa Clementina Martins Rodolfo que passou pela tenda de atendimentos oferecidos pela Unioeste.
A programação recebeu o nome Agora é que São Elas e também abriu espaço para exposições da história de personalidades do universo feminino, fotos, poesias e apresentações de talentos musicais da cidade.
Além das comemorações, a tarde teve como finalidade reforçar a luta das mulheres pelos seus direitos e respeito merecido na sociedade.
A mulher ainda sofre violência em todos os sentidos. Este é um dia de luta, de mostrarmos o nosso valor e cobrarmos todos os nossos direitos, afirma a diretora estadual da APP-Sindicato, Valci Maria Mattos.
A tenda das mulheres negras cobrou o fim das opressões e destacou que o respeito deve valer para todos.
Infelizmente as mulheres negras ainda estão no topo das opressões. Nosso objetivo é conscientizá-las de que precisam se reconhecer como negras, valorizar a sua origem e mostrar que todas são iguais às demais mulheres na sociedade, enfatiza uma das organizadoras do espaço, Daniella Barth.
(Com informações de Romulo Grigoli)