Toledo – Parceria do município com a Universidade Paranaense doou animais taxidermizados (empalhados), jogos educativos e também répteis (cobras) conservadas em recipientes de vidro para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Toledo. As doações também alcançam sete escolas.
As doações foram viabilizadas por meio de autorização do diretor do campus, Roberto Nieiro, e equipe administrativa. A professora de Bases Biológicas e Patologia, Vaníria Bianchi, foi uma das articuladoras do pedido. Quando fiquei sabendo que o laboratório de zoologia seria remanejado e desativado solicitei que fosse doado para o município.
A professora explicou que nos cursos de Biologia os técnicos do laboratório fazem esse trabalho de taxidermia. O curso formou a última turma em 2016 e esse é um material excedente do curso de Extensão Preparatório para Taxidermista de Animais. Esses animais foram atropelados ou encontrados mortos. Também acontece das pessoas levarem para universidade com o objetivo de estudos, diz Vaníria.
As espécies doadas são todos animais da fauna local. Foram répteis, mamíferos, aves e peixes que agora fazem parte do acervo da Secretaria de Meio Ambiente. São 23 animais taxidermizados, três vidros com cobras e 13 jogos educativos.