NOVA YORK ? Hillary Clinton tirou uma carta da manga no debate de segunda-feira à noite que pode lhe render mais votos entre mulheres e latinos: a ex-Miss Universo Alicia Machado, que no passado foi comparada por Donald Trump à Miss Piggy e chamada de Miss Empregada Doméstica após ganhar alguns quilos após o concurso.
Alicia venceu o concurso na Venezuela em 1995 e conquistou a coroa do Miss Universo um ano mais tarde, quando o bilionário tinha os direitos da competição. Com 19 anos, começou a ganhar peso um pouco depois. Segundo contou ao ?New York Times?, os quilos a mais e a origem latina fizeram com que fosse alvo de críticas públicas do bilionário, que a chamou de Miss Piggy, a porquinha temperamental da Vila Sésamo, e Miss Housekeeping.
? É alguém que gosta de comer ? disse, na época, Trump diante das câmeras, submetendo Alicia a um programa para perder peso. MissHillary2709
A ex-modelo disse ao jornal que acabou sofrendo de anorexia e bulimia nos cinco anos seguintes, precisando de acompanhamento psicológico nas duas últimas décadas.
Semanas atrás, ela recebeu a cidadania americana e agora se tornou cabo eleitoral de Hillary.
?Orgulhosa de ser cidadã americana. Todas as minhas forças e meu apoio estão com a próxima presidente, Hillary Clinton. Miss Piggy e Miss Housekeeping podem votar em Trump?, ironizou.
Não é o primeiro problema de Trump com as mulheres. Ele já chamou a atriz Rosie O?Donnel de porca gorda, lembra o jornal ?El País?, e no debate entre pré-candidatos republicanos disse que ?saía sangue de alguma parte? da mediadora Megyn Kelly.
A campanha democrata não perdeu a oportunidade e retuitou os comentários de Alicia. HillaryMissTweet