Cotidiano

2ª Vara declara nulos títulos de áreas

De acordo com a superintendência do INCRA , as terras são suficientes para assentar pelo menos 350 famílias

Quedas – O juiz Leonardo Santos La Bradbury, da 2ª Vara Federal de Cascavel, decidiu no último dia 31 sobre duas áreas em disputa em Quedas do Iguaçu. Mesmo não pertencendo à Araupel elas estão ligados ao imóvel denominado de Rio das Cobras. O magistrado anulou os títulos em ação protocolada pelo Incra e União.

As áreas em questão têm juntas mais de 3,5 mil hectares e são conhecidas por fazendas Dona Hilda e Três Elos e também são alvos de invasão por parte de integrantes do Movimento Sem-Terra. De acordo com a superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no Paraná, as terras são suficientes para assentar pelo menos 350 famílias.

A exemplo do que ocorreu com áreas da Araupel questionadas pela União e Incra, que também tiveram deferimento de nulidade pela Vara Federal de Cascavel, os proprietários recorrem à instância superior, o Tribunal Regional Federal, 4ª Turma, de Porto Alegre (RS).

A expectativa dos proprietários é de que o TRF4, como ocorreu com a Araupel em três vezes seguidas, reverta a decisão e dê ganho de causa aos agricultores que se dizem os legítimos donos das terras.