Automóveis

Uso correto do capacete pode salvar até 40% mais vidas

4ª Etapa - Fórmula Truck

Fórmula Truck Acessar site
Campanha destaca como o capacete, equipamento obrigatório reduz ferimentos graves e mortes entre motociclistas - Foto: Divulgação
Campanha destaca como o capacete, equipamento obrigatório reduz ferimentos graves e mortes entre motociclistas - Foto: Divulgação

Brasil - Em meio às campanhas de conscientização do Maio Amarelo, uma mensagem se destaca nas ruas, nas redes e nas ações educativas: “o capacete salva vidas”. Dados do Observatório Nacional de Segurança Viária mostram que o uso correto do equipamento pode reduzir em até 74% os ferimentos cerebrais e em 40% as mortes de motociclistas em acidentes. O problema é que, muitas vezes, ele é usado de forma errada, ou nem sequer é utilizado.

Foi justamente para mudar esse cenário que a Blokton-Motocar, e concessionárias Honda, há anos se envolve em ações educativas e colabora com instituições públicas e privadas para ampliar o alcance da campanha Maio Amarelo.

Capacete é indispensável

“O capacete é um dos itens principais e cruciais na segurança do piloto, pois com o seu uso correto reduz de forma significativa o risco de lesões mais graves em caso de acidentes e, consequentemente, de mortes”, afirma Leise Braga, gerente da Blokton-Motocar em Curitiba.

Ela destaca que o capacete deve ser devidamente afivelado pela cinta jugular, ajustado ao tamanho da cabeça e possuir certificação do Inmetro ou de órgão credenciado.

Essa orientação é compartilhada por Luciana Basilio, gestora de Pós-venda da Blokton-Motocar em Londrina. “Um capacete bem ajustado, que se encaixa corretamente na sua cabeça, sem ficar folgado ou apertado demais, faz toda a diferença na hora de proteger contra impactos e prevenir lesões graves.”

Além disso, é fundamental saber quando trocar o capacete. Leise alerta para sinais como desgaste da espuma interna, cheiro forte, mofo, deformações, rachaduras ou qualquer queda significativa (mesmo que não aparenta dano). Alguns modelos ainda possuem selo de validade, que também deve ser respeitado.