AUTOMÓVEIS

Renault apresenta pela primeira vez o Twingo E-Tech electric prototype

Remetendo ao espírito da primeira geração, o Twingo E-Tech electric prototype foi concebido como um compacto 100% elétrico. Foto: Divulgação
Remetendo ao espírito da primeira geração, o Twingo E-Tech electric prototype foi concebido como um compacto 100% elétrico. Foto: Divulgação

A Renault vai expor o show car Twingo E-Tech electric prototype em seu estande na edição 2024 do Salão do Automóvel de Paris, que começou ontem (terça-feira 14) e vai até domingo. Revelado em novembro de 2023, o veículo será apresentado pela primeira vez ao público em geral.

Em 1992, a Renault revolucionou o mundo do automóvel com o Twingo. Esse carro de cores chamativas soube tornar o dia a dia mais agradável, encarnando perfeitamente o slogan dos “carros para viver” da Renault.

Remetendo ao espírito da primeira geração, o Twingo E-Tech electric prototype foi concebido como um compacto 100% elétrico, pensado para um uso urbano sem abrir mão de nada.

Original e esperto, o Twingo E-Tech electric prototype responde aos desafios atuais e cria o inesperado, remetendo à alma do Twingo original como a silhueta minimalista monovolume, os faróis com visual malicioso, muita agilidade e um ar pra lá de simpático.

Com dimensões contidas, o Twingo E-Tech electric prototype é ao mesmo tempo ágil na cidade e prático, graças às suas 5 portas. A carroceria monovolume conta com um teto de vidro fixo, oferecendo aos seus ocupantes uma cabine generosa e luminosa, seguindo a filosofia dos “carros para viver”.

Além da modernidade de suas proporções e o tratamento perfeitamente fluido das superfícies da carroceria, o modelo conta com uma série de detalhes inspirados no primeiro Twingo, destacando sua personalidade ao associar charme e tecnologia.

Remetendo ao design emblemático do Twingo original, a traseira foi modernizada, com um vidro ornado com uma moldura preta. Assumindo a mesma forma dos faróis dianteiros, as lanternas traseiras ressaltadas conferem um ar tecnológico ao modelo, sem contar o lado divertido da fonte utilizada para escrever o nome Twingo, localizado no centro da porta do porta-malas.

Visual expressivo

Mais que um veículo, o Twingo E-Tech electric prototype também tem uma cara expressiva e simpática, graças aos faróis e linhas do design frontal, destacado pelo logo da marca. Já ao primeiro olhar ele transmite uma impressão de cumplicidade e familiaridade.

Diretamente inspirados na primeira geração, os faróis contribuem para a personalidade cativante e única do Twingo E-Tech electric prototype. Destacados para fora da carroceria, eles conferem originalidade e uma modernidade tecnológica ao modelo.

Teto de vidro

O Twingo E-Tech electric prototype conta com um generoso teto de vidro, para inundar a cabine com luz natural vindo de cima e ampliar ainda mais a sensação de liberdade.

Nas laterais são encontradas as emblemáticas maçanetas circulares em versão revisitada, embutidas entre as duas portas que remetem ao seu irmão mais velho, lançado em 1992. Agora, elas são ornadas com um friso luminoso.

Novos detalhes estéticos

Agora, as pequenas aberturas na cor preta encontradas no capô não são mais dedicadas à entrada de ar no motor, que agora é 100% elétrico, servindo apenas como detalhes estéticos.

Na frente do capô, uma tela exibe o logo que ganha vida, enquanto os faróis dianteiros se apagam furtivamente, como se fosse um piscar de olhos.

Dando continuidade a um legado iniciado há mais de 30 anos, o show car Twingo E-Tech electric prototype antecipa o futuro veículo de série da quarta geração do Twingo, que será comercializado em 2026. Desenvolvido pela Ampere com o desejo de oferecer um preço de entrada inferior a 20.000 euros, ele confirma a ambição da Renault tornar a mobilidade elétrica acessível ao maior número de pessoas, complementando a gama de modelos elétricos da marca, como Renault 5 E-Tech elétrico, Renault 4 E-Tech elétrico, Megane E- Tech elétrico e Scenic E-Tech elétrico.