Um carro novo, com design impactante e único. Idealizado para quem esbanja atitude, tem um perfil tecnológico e ousado, e preza por um estilo de vida exclusivo e dinâmico. Assim é o Novo Peugeot 2008, principal lançamento da marca na América do Sul, modelo com o qual a marca fortalece sua identidade inovadora e felina, ao passo que eleva os padrões de elegância, tecnologia e robustez entre os utilitários esportivos, segmento de relevância absolutamente indiscutível em todos os mercados.
Outro fator marcante é que a chegada da nova gama do Peugeot 2008 traz consigo novas versões da emblemática versão GT, que exibem um estilo ainda mais robusto e imponente, especialmente destacado pela esportividade, que é marca registrada da Peugeot.
Dotado de elementos inconfundíveis – expressão tão natural e típica da Peugeot ao longo do tempo, o Novo Peugeot 2008 é um veículo moderno, com doses de sofisticação e tecnologia de última geração na mesma proporção. Um automóvel perfeito para quem gosta de SUV tanto quanto de se destacar por onde passa.
Design magnético
O lançamento do Novo Peugeot 2008 representa a estreia no país da mais atual identidade da Peugeot, um design assinalado por traços únicos e inconfundíveis, igualmente replicados globalmente. Sempre criativa e inovadora, a Peugeot apostou em reforçar a personalidade do modelo ampliando sua postura no universo SUV, e afirmando de maneira espetacular sua posição de sofisticação. O resultado é um design magnético, para uma presença ainda mais marcante e poderosa.
As novidades começam pela nova assinatura luminosa, caracterizada por três garras verticais que acomodam as luzes DRL em LED, integradas nas inserções do para-choque. Ao centro, destaca-se a belíssima grade frontal que apresenta o novo logotipo Peugeot – que pode receber tratamento em preto brilhante ou bodycolor, dependendo da versão – e se estende até os faróis que completam essa marca única, entregando o efeito felino tão característico – e totalmente inconfundível – da Peugeot.
A assinatura luminosa também ganhou novas definições na traseira, com a introdução de lanternas em LED que reinterpretam as emblemáticas três garras de maneira muito sofisticada, definitivamente uma rubrica do leão. Elas são interligadas por uma faixa em preto brilhante, onde está estampado o elegante lettering Peugeot. Para completar o conjunto, as luzes de ré e os piscas também são em LED.
Na lateral do Novo Peugeot 2008, o destaque fica por conta das rodas de liga-leve diamantadas de 17”, dotadas de um ousado e chamativo desenho que recebe o novo emblema Peugeot ao centro. Disruptivo, o visual das rodas não somente capta a atenção, como é capaz de exprimir a essência do modelo.
As maçanetas externas acompanham a cor do veículo em todas as versões, enquanto as capas dos retrovisores são em preto brilhante, mesmo tratamento aplicado às barras de teto, também disponíveis para toda a gama. Para as versões GT, adicionam-se o teto biton na cor preta, a badge GT e um adesivo esportivo aplicado na coluna C.
A nomenclatura 2008 está estampada na porção traseira do veículo, em nova grafia. Já a configuração 100% elétrica conta com a aplicação da letra “E” em azul e branco, antes da identificação do modelo.
Apesar do visual mais robusto, o Novo Peugeot 2008 tem dimensões ideais para circular com facilidade nos grandes centros urbanos – sem que, para isso, precise abrir mão de muito conforto e comodidade. O porta-malas dispõe de 419 litros de volume para acomodar bagagens, além de porta-objetos nas laterais que permitem melhor organização dos objetos (no caso do E-2008, o espaço é ampliado para 434 litros).
Prazer de condução
O Peugeot i-Cockpit é um componente fundamental do DNA Peugeot, amplamente reconhecido no mercado automotivo por representar uma verdadeira revolução para a experiência de dirigibilidade. Trata-se de um conceito inédito em automóveis e patenteado pela Marca, que entrega ergonomia única a partir de soluções inteligentes e funcionais, a fim de acomodar o condutor de maneira muito exclusiva e confortável, com o máximo de comandos estrategicamente posicionados para garantir um fácil acesso e, por meio dessas particularidades, ampliar a segurança de todos que viajam a bordo.
Não por acaso, o Peugeot i-Cockpit há tempos se tornou um elemento-chave do habitáculo dos veículos da marca – tanto que já soma mais de 10 milhões de unidades vendidas ao longo da última década. O conceito do Peugeot i-Cockpit tem base nos seguintes conceitos:
Motor turbo 200
Todas as versões do Novo Peugeot 2008 são equipadas com o moderno e tecnológico Motor Turbo 200, que gera 130 cv de potência máxima a 5.750 rpm abastecido com etanol (125 cv com gasolina), e torque máximo de 20,4 kgfm a 1.750 rpm tanto com etanol quanto com gasolina.
Este propulsor 1.0 faz parte da premiada família de motores turbo flex desenvolvida pela Stellantis, e é conhecido por entregar desempenho e eficiência pelo uso de três cilindros, seguindo a tendência mundial de downsizing e entregando um conjunto mais leve.
Ele traz turbocompressor com wastegate eletrônica, que se ajusta rapidamente às demandas do acelerador de forma ativa, além de injeção direta de combustível, bloco 100% em alumínio, que garante uma estrutura robusta e leve, e o exclusivo sistema MultiAir III, que possibilita um controle mais flexível e eficiente das válvulas de admissão.
O excelente desempenho do Novo 2008 é resultado, também, do trabalho deste propulsor associado ao câmbio CVT de sete velocidades, que dispõe de três modos de funcionamento: modo Automático, modo manual e modo sport.
Foto: Divulgação