Automóveis

Maioria dos motoristas carregam seus carros elétricos em casa ou no trabalho

Maioria dos motoristas carregam seus carros elétricos em casa ou no trabalho

Levantamento feito pela General Motors aponta que nove entre 10 usuários costumam recarregar seus veículos elétricos na residência ou no trabalho, aproveitando o período que o automóvel passa estacionado.

Como a média de deslocamento das pessoas é de aproximadamente 40 quilômetros por dia, é possível afirmar que basta uma recarga completa para rodar mais de uma semana em EVs mais modernos, com autonomia superior a 400 km.

Para uma experiência completa com um veículo elétrico, o ideal é que o proprietário tenha instalado na garagem um carregador tipo wallbox. O aparelho permite realizar o carregamento quatro vezes mais rápido do veículo do que numa tomada convencional de 220V, aproximadamente.

No caso do Bolt EV, uma hora de recarga no wallbox é suficiente para adicionar até 40 km de autonomia. O modelo da Chevrolet roda, em média, 459 km no ciclo WLTP ou 416 km no ciclo EPA. Isto porque o uso do carro elétrico em trechos urbanos permite que uma parte maior da energia seja recuperada com a frenagem regenerativa.

“Carregar um carro elétrico é tão prático quanto um smartphone, e a maioria das pessoas faz isso durante à noite, enquanto descansa. Muitos aproveitam para fazer recargas de oportunidade no meio do dia ou quando saem da rotina, como numa viagem”, diz Glaucia Roveri, gerente de Desenvolvimento e Infraestrutura de EVs da GM América do Sul.

Para casos excepcionais como estes uma opção é o carregamento super-rápido para EVs, em geral encontrado em eletro postos de estradas. Aqui, bastam alguns minutos para ganhar boa autonomia extra para seguir caminho.

A quantidade de recarregadores públicos está crescendo e a consulta da localização deles pode ser feita por meio de aplicativos específicos, como o PlugShare e o Waze.

Todos os EVs já são mais evoluídos que os carros a combustão ou híbridos, do ponto de vista da sustentabilidade, por serem zero emissão.

Outra vantagem dos EVs é o menor custo de manutenção e o de rodagem, que chega a ser aproximadamente um quarto do valor de um carro tradicional de mesmo porte e nível de equipamento.

Estimativas da GM sobre Blazer EV:

Carregador Corrente     Autonomia extra

11,5 kw      AC    56 km a cada hora de recarga

19,2 kw      AC    85 km a cada hora de recarga

150 kw       DC    115 km a cada 10 minutos de recarga