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Iveco lança programa de transporte sustentável

Os caminhões que participam do programa, que demandou 70 mil horas de desenvolvimento, têm autonomia de até 500 quilômetros

Iveco lança programa de transporte sustentável

Mais que agenda institucional, o ESG se tornou o norte para empresas de diferentes segmentos atuarem com mais ênfase em temas ambientais, sociais e de governança. No setor de transportes, a abordagem ganha ainda mais importância, em função da utilização de combustíveis fósseis nos veículos. Mas a mudança está a caminho. Nesse sentido, a Iveco utiliza a expertise global da marca no desenvolvimento de produtos com tração alternativa e apresenta o Brasil Natural Power, programa que tem a missão de desenvolver um ecossistema estruturado e produzir veículos comerciais – cargas e passageiros – movidos a combustíveis alternativos.

Com aporte de R$ 60 milhões, a iniciativa visa atender as peculiaridades operacionais do transporte no Brasil e tem início pela utilização do gás natural e do biometano.

“O futuro é construído por ações realizadas no presente, e é com esse pensamento que a Iveco realiza iniciativas concretas, como o Brasil Natural Power, no sentido da descarbonização e da promoção de um transporte mais limpo. A Iveco não para e continuaremos em movimento buscando soluções inovadoras e transformando produtos e serviços em sustentabilidade e produtividade para nossos clientes”, diz Marcio Querichelli, presidente da Iveco para a América Latina.

O pontapé inicial da montadora será por meio da venda assistida de 20 unidades, em operações que serão monitoradas em grandes transportadores do Brasil até 2023, do Hi-Way NG 6X2 600S46T, movido a gás natural pelo motor Cursor 13 de 460 cv de potência da FPT Industrial. A operação é realizada em parceria com um grande grupo econômico do setor de terceirização de frotas. Também participam do programa a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (ABEGÁS), intermediando a relação com a rede de distribuição para promover a expansão da infraestrutura do gás natural no Brasil; a ZF, com a produção da transmissão que equipa os caminhões; e a Bosch, que reunirá os dados do veículo e utilizará a informação como parâmetro para, em conjunto com a montadora, implementar melhorias na versão de produção em série do produto, baseado nas missões reais monitoradas.

Os caminhões que participam do programa, que demandou 70 mil horas de desenvolvimento, têm a melhor relação potência/economia do segmento, autonomia de até 500 quilômetros e validarão, do ponto de vista do cliente, em missões reais e diversificadas, a experiência do transportador e do motorista com a performance dos veículos.

Bernardo Brandão, diretor de Marketing e de Portfólio de Produto da Iveco para a América Latina, afirma que, a princípio, o Brasil Natural Power terá o gás natural e o biometano como base, mas destaca que outras opções de propulsão já estão sendo analisadas para o futuro.

Experiência

A Iveco tem ampla experiência na utilização do gás natural em seu portfólio. Na Europa, são aproximadamente 35 mil veículos da marca rodando com o combustível e na América Latina, duas mil unidades.

Na Argentina, a montadora se destaca neste cenário como a primeira do país a ter o certificado de homologação para fabricar caminhões movidos a gás natural comprimido (GNC), com a licença LCM (Model Configuration License) para o Tector 160E21 e com como a entrega de 100 unidades do Stralis NP Cursor 13 GNC para a NRG Argentina SA, fornecedora de areia de fratura para a indústria petrolífera, em especial na região de Vaca Muerta, próximo à Patagônia, onde está localizado um dos maiores reservatórios de petróleo e gás do mundo.

Em outros países da América do Sul, produtos da Iveco para o transporte de cargas e de passageiros rodam movidos a gás. No Chile, destaque para a empresa de transporte San Gabriel que adquiriu 35 unidades do Stralis NP GNL (Gás Natural Liquefeito) 4×2 Euro VI. Na Colômbia, a IVECO venceu a licitação promovida pela prefeitura do município de Valledupar, por meio de pregão, para fornecer 130 micro-ônibus encarroçados sobre o chassi modelo Daily Scudato 70C14G, CNG que atuarão no transporte local de passageiros.

Crédito: Divulgação