Automóveis

Ford lança a primeira picape híbrida no Brasil

Ford lança a primeira picape híbrida no Brasil

A Ford Maverick criou um novo conceito de picape, entregando o mesmo padrão de dirigibilidade e conforto dos sedãs e SUVs sem abrir mão da robustez e versatilidade que se espera desse tipo de veículo. Agora, também é a primeira no mercado a lançar uma versão híbrida, a Maverick Hybrid, disponível a partir de hoje nas revendas da marca na versão de luxo Lariat.

A Maverick Hybrid reforça o pioneirismo e a liderança da Ford em picapes e é um passo importante no plano de eletrificação da marca, que este ano terá também o lançamento do Mustang Mach-E e da E-Transit para atender diferentes segmentos do mercado. Ela amplia a família Raça Forte para formar a linha mais completa do segmento, ao lado da Maverick FX4, da Ranger e da F-150, trazendo o que há de melhor no mundo para o consumidor brasileiro.

O sistema avançado de propulsão híbrida da nova picape, composto por um motor Atkinson 2.5 a gasolina e um motor elétrico, fortalece a sua proposta de uso urbano. Esse conjunto gera uma potência combinada de 194 cv e permite ao veículo rodar 15,7 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada, com uma autonomia invejável de mais de 800 km.

O melhor, porém, é que essa alta eficiência é obtida sem sacrifício da performance. Pelo contrário, ela exibe um desempenho de carro esportivo, com aceleração de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos, torque instantâneo e rodar silencioso, tornando a experiência de direção ainda mais refinada.

Comparada às picapes e SUVs concorrentes a diesel, a Maverick Hybrid Lariat é cerca de 30% mais econômica no consumo, além de oferecer melhor performance, autonomia, espaço interno, conforto, silêncio, versatilidade e experiência para o cliente. Outro destaque é o preço. Ela chega pelo mesmo valor da versão FX4 equipada somente com motor a combustão: R$ 244.890, facilitando a opção do consumidor pela nova tecnologia.

As dez opções de cores da carroceria realçam o estilo esportivo e a exclusividade do veículo: Vermelho Aurora, Laranja Delhi, Azul Lyse, Azul Malacara, Cinza Dover, Prata Orvalho, Cinza Torres, Preto Astúrias e Branco Ártico, além da nova Azul Atlas.

Picape de verdade

A Maverick Hybrid é uma picape de verdade, com o conhecido DNA de durabilidade e robustez da marca. Ela foi testada e validada em mais 10 milhões de quilômetros, rodando sob condições extremas em diferentes tipos de terreno. Sua construção monobloco incorpora a caçamba conectada ao pilar C, o que contribui para a alta rigidez torsional.

“A Maverick segue os mesmos requisitos de rigidez e resistência das picapes maiores da Ford, Série F e Ranger. Não por acaso, ela foi eleita Picape do Ano nos Estados Unidos, o mercado de picapes mais exigente e competitivo do mundo”, diz Klaus Mello, gerente de Desenvolvimento do Produto da Ford América do Norte, brasileiro que liderou o projeto da Maverick nos EUA.

Conforto e comodidade

O design de linhas retas e proporções icônicas da Maverick é uma característica da família de picapes da marca. Dentro da categoria, ela é maior tanto no comprimento (5.110 mm) e na altura (1.733 mm) como na distância entre-eixos (3.076 mm), com mais espaço e conforto para cinco adultos. Essa diferença é notada principalmente nas medidas para os joelhos, cabeça e ombros dos passageiros traseiros.

A cabine chama a atenção também pelo acabamento moderno, bem executado e soluções inteligentes de espaço. Os bancos com revestimento premium ActiveX possuem regulagem elétrica em oito posições para o motorista e manual em seis posições para o passageiro. O volante revestido em couro conta com ajuste de altura e profundidade. O seletor rotativo de marchas e o freio de estacionamento elétrico liberam espaço no console e facilitam o acesso aos vários porta-objetos.

O compartimento debaixo do banco traseiro, com 58 litros, é uma das novidades que os clientes adoram. Com a abertura do banco a 90º, ele tem acesso simples e é ideal para acomodar itens como mochilas e equipamentos esportivos. As portas são bem aproveitadas, com espaço para garrafas de 1,5 litro, guarda-chuva e, até, encaixes para transportar uma bike. O para-brisa acústico contribui para o surpreendente silêncio interno.

A caçamba, com capacidade de 943 litros e 659 kg, é totalmente funcional. Com 1.344 mm de comprimento e largura padrão para acomodar um pallet (1.353 mm), oferece flexibilidade para diversos tipos de carga. Ela é revestida com material resistente e possui compartimentos inteligentes nas laterais, oito pontos de fixação e encaixes para divisores. A tampa pode ser aberta em posição intermediária para transportar objetos maiores e a preparação de engate permite rebocar até 400 kg.

Foto: Divulgação