Refresh

This website oparana.com.br/politica/informe-da-redacao-do-dia-09-de-outubro-de-2018/ is currently offline. Cloudflare's Always Online™ shows a snapshot of this web page from the Internet Archive's Wayback Machine. To check for the live version, click Refresh.

Política

Informe da redação do dia 09 de outubro de 2018

Sudoeste elege 7 deputados

A região sudoeste do Paraná terá a representatividade de dez deputados – três na Câmara e sete na Assembleia Legislativa. Os mais votados para a Assembleia foram Paulo Litro (PSDB), que fez 68.791 votos, e Guto Silva (PSD), com 66.412 sufrágios. Ambos foram reeleitos. A petista Luciana Rafagnin conseguiu seu retorno depois de quatro anos. A região tem ainda Ademar Traiano (PSDB), Nelson Luersen (PDT) e Luiz Fernando Guerra (PSL). Leandre Dal Ponte (PV) foi reeleita para a Câmara dos Deputados com a maior votação na região: 123.958 votos.

Patente militar I

Pelo menos 8% dos 961 candidatos militares que disputaram as eleições desse domingo (7) conseguiram ser eleitos. Impulsionados por temas como a segurança pública e o combate à corrupção, esses candidatos acabaram se destacando em todos os estados e para todos os cargos em disputa.

Patente militar II

Ao todo, em um levantamento que considera apenas os que se declararam militares, é possível apontar pelo menos 79 nomes confirmados também para cadeiras no Congresso Nacional e nas assembleias legislativas. Entre esses, já estão asseguradas duas vagas no Senado e 22 na Câmara. Nos estados, o número passa de 60 parlamentares.

20 dias de campanha

Mal terminou a apuração dos votos do primeiro turno das eleições, o tempo começa a correr para os candidatos que disputarão o segundo turno no dia 28. São apenas 20 dias de campanha, que pode ser retomada a partir de hoje. O horário eleitoral gratuito na TV e no rádio começa na sexta-feira e vai até o dia 26. A votação será dia 28 de outubro.

Erramos

Ao informar os candidatos que disputam o segundo turno no governo de São Paulo erramos o partido de Márcio França, que é do PSB e não do PSDB. O candidato tucano é João Doria.

Faltantes

O eleitor que não pôde votar no primeiro turno das eleições e não conseguiu justificar a ausência ainda pode preencher o formulário de justificativa eleitoral pela internet ou entregá-lo pessoalmente em qualquer cartório eleitoral. Há também a possibilidade de enviar o formulário pelo correio para o juiz eleitoral da zona eleitoral. O prazo para justificar é de até 60 dias após cada turno da votação. Além do formulário, o eleitor deve anexar documentos que comprovem o motivo que o impediu de comparecer no dia do pleito.

No site

Pela internet, o eleitor pode justificar a ausência utilizando o “Sistema Justifica” nas páginas do TSE ou dos tribunais regionais. No formulário online, o eleitor deve informar seus dados pessoais, declarar o motivo da ausência e anexar comprovante do impedimento para votar. Quem não votou no primeiro turno nem justificou não fica impedido de votar no segundo turno, dia 28 de outubro.

Perímetro

A Câmara de Foz do Iguaçu discute nesta quarta-feira, às 9h, em audiência pública, redefinição do perímetro urbano. A Secretaria Municipal de Planejamento deve explicar as alterações. O projeto em discussão destaca que o território do Município de Foz do Iguaçu está dividido em: Área urbana, rural, área do Parque Nacional do Iguaçu, área da Ilha do Icaray e área da Ilha das Taquaras.

Combate ao bullying

O projeto elaborado pelo estudante Douglas Froelich, de 18 anos, agora é lei no Paraná. A proposta dele era instituir o Dia e a Semana de Prevenção e Combate ao Bullying no Estado, com ações relacionadas ao tema, e venceu o programa Geração Atitude. A lei foi sancionada pela governadora Cida Borghetti e publicada no Diário Oficial do Estado no dia 27 de setembro. Douglas é de Cruz Machado, região sul do Estado,