Agronegócio

Cooperativa vira referência internacional em sementes

A Coopavel foi confirmada neste mês de outubro em Washington, nos Estados Unidos, como uma das melhores fabricantes de sementes de soja e trigo segundo os critérios do concurso Mundo de Respeito da Corteva Agriscience, Divisão Agrícola da DowDupont. A Sementes Coopavel disputou com algumas das melhores e mais reconhecidas marcas do mundo e ficou em primeiro lugar na categoria no Brasil, o que lhe assegurou a condição de representante nacional na final mundial do prêmio.

A cooperativa com sede em Cascavel foi representada na cerimônia de anúncio das vencedoras pelo gerente do Departamento Técnico Marcelo Fabiano Dariva. O concurso existe desde 1990 e é mantido pela CropLife and Farm Chemicals International. Até então, apenas fabricantes norte-americanas participavam e de 14 anos para cá empresas de todo o mundo têm sua qualidade testada e reconhecida pelo concurso. Os critérios para escolher os melhores em cada categoria são rigorosos, com destaque à responsabilidade e à segurança ambiental.

Diversos aspectos são considerados na categoria de sementes, vencida pelo Coopavel, no Brasil, como condições do espaço físico dos depósitos, atenção à legislação, prestação de serviços para o agricultor, segurança no manuseio de produtos, compromisso pessoal, capacitação dos funcionários, relação com a comunidade e qualidade dos processos. “Ficamos muito felizes com o prêmio, porque demonstra a seriedade de todos para que o resultado, que é levado à propriedade dos nossos cooperados, seja o melhor possível”, diz o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli.