Rio de Janeiro – O plano de trabalho da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Futebol foi aprovado nesta terça-feira. A Comissão Parlamentar que vai investigar, especialmente, como tem sido a atuação dos cartolas do futebol brasileiro, irá ouvir, entre outros nomes, o presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Marco Polo Del Nero, o ex-mandatário da entidade, Ricardo Teixeira, e o técnico Dunga, da Seleção Brasileira.
A primeira rodada de oitivas será na próxima terça-feira (18), com jornalistas esportivos: Juca Kfouri e José Cruz, do UOL, Jamil Chade; do Estado de S.Paulo; e Sérgio Rangel, da Folha de S.Paulo.
Espero que os trabalhos desta CPI possam refletir calma e sabedoria para mudar a cara do futebol. É uma oportunidade de repaginar o esporte mais querido por todos nós, afirmou o presidente da CPI, o senador Romário.
O dia marcado para a presença de Marco Polo Del Nero é 3 de novembro. A presença de Teixeira é esperada para a semana anterior, em 27 de outubro.
Ex-jogadores, como Pelé e Zico, e treinadores da Seleção, como Felipão e Parreira, além do atual – Dunga -, também foram convocados. A segunda etapa será a avaliação o que foi apurado durante as oitivas, que não são taxativas. Novos depoimentos poderão ser convocados caso os membros da CPI julguem necessário.
Ainda não tivemos retorno dos Estados Unidos e da Suíça, por isso não constam no cronograma. No entanto, o calendário poderá ser adequado de acordo, acrescentou o relator Romero Jucá, sobre o planejamento de viagens internacionais da CPI.
Além de definir o cronograma, a reunião de ontem elegeu o senador Paulo Bauer como vice-presidente da CPI.
Temos a preocupação de fazer o futebol melhor, maior e funcionando muito bem, disse ele.
(Com informações do Lance!)