Rio de Janeiro – Lanterna do Campeonato Brasileiro e com a necessidade de uma campanha de recuperação no segundo turno para se livrar do terceiro rebaixamento em oito anos, o Vasco não para de se movimentar para reforçar o elenco.
A bola da vez pode ser o volante argentino Jonás Gutiérrez, de 32 anos, que está sem clube desde que deixou o Newcastle, da Inglaterra, no fim da temporada europeia, em junho.
O jogador, conhecido pela versatilidade, já que também atua como meia e lateral-direito, foi oferecido por um grupo de empresários ao Cruz-Maltino e a diretoria analisa a situação.
O presidente Eurico Miranda é quem vai decidir se a negociação pode ter prosseguimento ou não. O grupo político Casaca, preocupado com a situação da equipe no Brasileirão, tenta convencer o mandatário a investir no argentino.
A operação, porém, não é das mais fáceis. Inicialmente, o valor pedido pelo empresário foi considerado um pouco alto. Além disso, o Vasco já tem sete estrangeiros no elenco, e o limite para relacionar em uma partida é de apenas cinco.
Gutiérrez ficou famoso mundialmente em 2013, quando descobriu que estava com câncer no testículo esquerdo e teve que ficar quase dois anos afastado dos gramados.
O jogador, porém, conseguiu se curar e voltou a disputar uma partida oficial em maio deste ano, pelo Newcastle. Em junho, fez o gol que salvou a equipe da queda no Campeonato Inglês, mas acabou não tendo o contrato renovado semanas depois do feito.
Sem clube, ele voltou para a Argentina e curtiu as férias durante alguns dias. No fim de julho, fez alguns treinos no Vélez Sarsfield para manter a forma, algo que atualmente faz em uma academia.
Na Copa do Mundo 2010, Gutiérrez era um dos homens de confiança do técnico Diego Maradona na seleção argentina, que caiu nas quartas de final. Ao longo da carreira, o volante jogou por Vélez, Mallorca, Newcastle e Norwich City.
(Com informações do Lance!)