Cotidiano

Chuva de granizo afeta quase sete mil pessoas em todo o Estado

De acordo com a Defesa Civil, foram 1.579 casas danificadas pelas pedras de gelo

Foz do Iguaçu – A forte chuva de granizo que atingiu as regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul do Estado, na noite de segunda-feira (7), afetou 6.870 pessoas, segundo boletim divulgado na manhã desta terça (8) pela Defesa Civil.

Foram 1.579 casas danificadas, em 13 cidades, por conta das pedras de gelo. Ainda de acordo com o relatório, cinco pessoas ficaram feridas durante o temporal.

Uma das cidades mais atingidas foi Foz do Iguaçu, onde a prefeitura decretou estado de emergência. Os maiores estragos foram na região sul do município, atingindo moradores do bairro Porto Meira. Milhares de pessoas tiveram suas casas destelhadas.

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estão atendendo as pessoas em um dos pontos de distribuição de lonas, na Escola Municipal Adele Zanotto, onde também está funcionando como um abrigo do Município para atender emergencialmente as pessoas que ficaram desabrigadas. Outro ponto de distribuição de lonas é na sede da Guarda Municipal.

A Prefeitura de Foz solicitou ajuda das cidades vizinhas, Santa Terezinha de Itaipu e de Medianeira, para repor os estoques das lonas que já se esgotaram. Uma remessa com 50 rolos está sendo enviada de Medianeira nesta madrugada. Quem precisar de lonas pode aguardar na GM ou na Escola Municipal Adele Zanotto.

Também houve granizo nos municípios de Marechal Cândido Rondon, Céu Azul, Maripá, Missal, Guaíra, Matelândia e Santa Tereza do Oeste.

Segundo o Boletim da Defesa Civil do Estado, 13 municípios foram atingidos pelas rajadas de vento que passaram dos 70 quilômetros por hora, segundo o Instituto Simepar. 6.870 pessoas foram afetaras e 1.579 casas ficaram danificadas e cinco pessoas ficaram feridas.

Previsão

Nesta terça (8), a instabilidade atmosférica persiste ao longo do dia em todas as regiões do Estado. Áreas de instabilidade que atuam sobre a região Sul do Brasil dão origem a uma nova frente fria. Por isso, o dia será chuvoso em todas as regiões paranaenses, com ocorrências de temporais – inclusive com granizo – no decorrer do dia.